Guarapuavanos recebem informação no Dia D da campanha Novembro Vermelho

Sábado foi o Dia D da campanha, promovida pela UniGuairacá, sobre a conscientização e prevenção ao câncer bucal

No calçadão da XV de Novembro, acadêmicos, profissionais e agentes de saúde bucal do município levaram orientações e fizeram avaliações na população, conforme explicou a professora Ana Paula Traiano. “Estivemos na praça explicando para a população em geral sobre a campanha do Novembro Vermelho e a importância de estar atento aos sintomas do câncer bucal, além de passar orientações sobre como fazer o autoexame e os cuidados necessários”.

O Novembro Vermelho é uma iniciativa do Colegiado de Odontologia da instituição e que acabou ganhando o apoio do Governo do Estado do Paraná (Lei 19868/2019). A proposta está em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.

Para a acadêmica Sandy Rhaissa Mendes, do 4º Período de Odontologia, a ação traz grandes benefícios para acadêmicos e para a comunidade. “É muito importante a nossa participação e da comunidade nesse evento. Fico feliz por esse mutirão e que o pessoal se dispôs a estar aqui para passar informação, afinal, toda informação é muito benéfica”.