Semana do Meio Ambiente é aberta em Guarapuava

Tema deste ano é “Educação Ambiental Revolucionária para além dos ODS”

Guarapuava realizou, nessa quarta-feira (01), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, a abertura oficial da IX Semana do Meio Ambiente. O evento é realizado pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Unicentro e tem como tema “Educação Ambiental Revolucionária para além dos ODS”.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a ocasião serve para o município debater formas de proteger o meio ambiente de maneira conjunta com as mais diferentes áreas da sociedade, entre elas a comunidade acadêmica, escolar e a população em geral.

“Pensar no meio ambiente é discutir o futuro. Temos visto que o planeta tem sentido os reflexos dos seres humanos. É nosso papel estar engajado com o assunto, debatendo, ouvindo, propondo e realizando ações para um desenvolvimento sustentável, gerando assim transformações na relação entre a sociedade e o nosso bem mais precioso que o meio ambiente”, destacou o prefeito.

Entre os assuntos em discussão na programação, estão as iniciativas para incentivar a implementação das ações voltadas ao tema, uma delas é a Agenda 2030, que possui 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, chamados de ODS. O secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, destacou a importância da discussão sobre o tema no município, que vem aliado às ações e projetos realizados.

“Durante séculos e até milênios, o homem usava os recursos naturais da Terra pensando que aquilo era infinito. Então, na metade do século passado, começou essa grande preocupação com o planeta. Essa semana que está começando hoje, vai discutir as questões ambientais que devemos trabalhar durante o ano todo no nosso município”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Na abertura da semana, os presentes puderam acompanhar a apresentação da Orquestra de Câmara, a palestra magna com Marcos Sorrentino, abordando a “Educação Ambiental revolucionária no contexto da crise socioambiental contemporânea” e a discussão sobre o tema com Adriana Massaê Kataoka, professora licenciada da Unicentro e representante dos coordenadores do evento. No fim da solenidade, representantes das escolas municipais e de instituições de ensino presentes receberam um kit educacional.

Durante a semana, muitas ações como as que ocorreram pela manhã, com oficinas e a coleta de resíduos eletroeletrônicos serão realizadas pela cidade. A programação conta com diversas atividades, palestras, oficinas e visitas técnicas com o foco em Educação Ambiental até o dia 06 de junho.