Inscrições abertas para o Programa de Capacitação em MPEs, em Guarapuava

De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no país

O Brasil tem cerca de nove milhões de micro e pequenas empresas. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elas já são as principais geradoras de riqueza no país: as MPEs respondem por 53,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do comércio e, na indústria e no setor de serviços, a participação delas também é relevante – 22,5% e 36,3% respectivamente. Dada a relevância delas para a economia do Brasil, tornou-se necessária a qualificação dos pequenos negócios.

Pensando nisso, o Conselho Federal de Administração (CFA) abriu as inscrições para o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que a autarquia celebrou com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SEMPE-MDIC).

No Paraná, o curso será promovido em Curitiba; Londrina; Maringá; Cascavel; Guarapuava e Pato Branco. São 50 vagas para cada cidade.

Para os interessados da região, que pretendem fazer o curso em Guarapuava, as inscrições seguem até 13 de outubro. A lista de selecionados será divulgada no dia 21 de outubro, e a capacitação inicia 18 de novembro, sendo sempre um sábado por mês, por 6 meses.

Para participar, os candidatos devem: possuir registro principal ou secundário de profissional de Administração no CRA-PR; estar em dia com suas obrigações junto ao CRA-PR; preencher a ficha de inscrição no site do órgão.

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise de currículo, de acordo com a pontuação estabelecida edital.

Metodologia – O Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPEs será composto de quatro módulos. As aulas serão ministras pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo e contemplam encontros presenciais e a distância.

No último módulo, os participantes terão vivências práticas em MPEs para apresentação do trabalho final do curso. A capacitação visa alavancar a inserção dos profissionais de administração no amplo mercado de trabalho das MPEs, com o objetivo ainda de aprimorar o processo de gestão desse importante segmento da economia nacional, explica o presidente do CFA, Mauro Kreuz.

Confira o Edital