Carreta bitrem é apreendida com R$ 2 milhões em cigarros no Paraná

Abordado na BR-487 em Alto Paraíso (PR), motorista foi preso em flagrante por contrabando

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 400 mil carteiras de cigarro na manhã de terça-feira (10) em Alto Paraíso, na região noroeste do Paraná. Avaliada em R$ 2 milhões, a carga ilícita era transportada em uma carreta bitrem, que foi abordada por volta das 10 horas, em frente à Unidade Operacional Porto Camargo. O motorista, de 29 anos de idade, foi preso em flagrante por contrabando.

A equipe da PRF descobriu a carga de cigarro após desconfiar do nervosismo excessivo dele. Segundo a PRF, quando os policiais começaram a retirar as lonas dos dois semirreboques, o homem confessou que transportava cigarros contrabandeados do Paraguai. À polícia, ele disse que saiu de Itaquiraí (MS) e que levaria o cigarro até Paiçandu (PR).

A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. Militares do Exército Brasileiro prestaram apoio à PRF durante o transporte da carreta até a PF. O crime de contrabando prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

A apreensão é parte da Operação Hórus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo da operação, que reúne diversos órgãos de segurança, é impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país.

Nos primeiros oito meses deste ano, a PRF já apreendeu 24,6 milhões de carteiras de cigarro no Paraná. O número é 33,7% maior que as apreensões realizadas ao longo de todo o ano passado, que totalizaram 18,4 milhões de carteiras.

LEIA MAIS:

PRF apreendeu em oito meses mais cigarros do que em todo ano de 2028 no Paraná