SindijorPR adere ao programa de combate à desinformação

Parceria com a Justiça Eleitoral prevê a divulgação de materiais, produzidos pelo Gralha Confere, contra as fake news

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) aderiu, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O acordo assinado pelo presidente da Justiça Eleitoral paranaense, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e o presidente da entidade, Célio Martins, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

“Estamos totalmente preparados para enfrentar a desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral”, ressaltou o presidente Coimbra de Moura.

O presidente do SindijorPR, Célio Martins, enfatizou a importância da parceria com o TRE-PR. “Como profissionais que atuam diretamente na verificação, apuração e veiculação de informações para a sociedade, com responsabilidade e ética, nós, jornalistas, não poderíamos deixar de integrar essa importante iniciativa. Combater a desinformação fortalece a democracia e beneficia a sociedade”, disse.

A parceria prevê a divulgação de materiais produzidos pelo Gralha Confere. O projeto apura conteúdos suspeitos que circulam nos meios digitais sobre o processo eleitoral e a segurança da votação eletrônica.

Atualmente, o Gralha Confere conta com 60 instituições parceiras, entre órgãos públicos, entidades civis e veículos de imprensa.

Histórico – A Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, criada em julho de 2020, é a primeira agência de checagens da Justiça Eleitoral. O objetivo é aumentar o potencial informativo sobre as eleições em âmbito regional, subsidiariamente ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na página Fato ou Boato, de alcance nacional.

Desde o seu lançamento, já explicou mais de 60 boatos e dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas, os procedimentos relacionados às eleições e o trabalho da Justiça Eleitoral.

Os conteúdos são divulgados na página oficial do projeto, redes sociais do Tribunal, grupos de mensagem institucionais, rádios comerciais e comunitárias, emissoras de televisão e canais oficiais das instituições parceiras.

Denúncias – A população pode enviar notícias suspeitas pelo WhatsApp (41) 3330-8500. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.