Projeto de reciclagem de visita cooperativa em Campo Largo

Objetivo foi buscar experiências e conhecimentos com o intuito de implantar esse sistema na próxima fase do projeto, em Guarapuava

Equipes que integram o projeto “Vida Digna”, das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAG), Assistência Social (SEMADS), de Habitação e técnicos da Unicentro, realizaram visita técnica em uma cooperativa de reciclagem na cidade de Campo Largo (PR). 

Por meio do projeto “Vida Digna”, o objetivo desta visita foi para conhecer, buscar experiências e conhecimentos da cooperativa, com o intuito de implantar esse sistema na próxima fase do projeto, em Guarapuava.

“A escolha da cidade de Campo Largo para nossa visita, foi pelo motivo que a cidade serve de modelo a ser seguido em relação a cooperativas de reciclagem. O município, além de possuir três associações e uma cooperativa de catadores, possui um barracão de triagem que apresenta uma estrutura física que atende todas as necessidades dos funcionários.

Este barracão conta com espaço adequado de refeitório e banheiros com acessibilidade. O espaço de triagem possui entradas adequadas para os caminhões, entre outros. Então, a ideia é implantar esse modelo aqui em nossa cidade também”, explica a responsável pelo Departamento de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Selba Regina Peres Lopes.

A secretária de Assistência Social do município, Elenita Lodi, fala sobre a importância desta visita para o projeto. “A visita foi de suma importância, pois conseguimos conhecer, acompanhar e tirar dúvidas com relação aos processos de associações de cooperativas de reciclagem. (Também) conseguimos conversar tanto com a administração pública quanto com os operadores ecológicos, sobre qual a visão deles, a opinião, erros e acertos, durante todo este período, desde o início quando foi implantando a cooperativa”, destacou.

Em relação à busca de conhecimento para incrementar e reestruturar os projetos existentes no município, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, pontua que oferecer dignidade e respeito aos operadores ecológicos é fundamental. Ele ressalta ainda, que é natural aprender com quem já está estruturado, como é o caso do município de Campo Largo. “Devemos buscar conhecimento sempre. A visita técnica à cooperativa de reciclagem em Campo Largo, só soma com nossos projetos aqui em Guarapuava. As boas ideias precisam ser postas em prática. Com certeza, teremos muitas novidades a partir desses conhecimentos”, ressaltou o prefeito.

Projeto ‘Vida Digna’

O programa municipal é resultado de ações conjuntas de várias secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social, Finanças, Saúde, Educação, Habitação e Meio Ambiente, além da parceria com a UNICENTRO, por meio do projeto de extensão coordenado pelo curso de Serviço Social.

No programa, todos os membros das famílias, que atuam como operadores ecológicos, têm a oportunidade de participar de cursos e aprender outra profissão, abrindo novas possibilidades de trabalho e renda, enquanto fazem a coleta seletiva.

O intuito do programa, é garantir todos os direitos inerentes a uma vida considerada digna, como moradia, alimentação, educação e trabalho, transformando a realidade de dezenas de guarapuavanos.