UBS da Primavera promove arraiá para grupo de idosos

O momento possuiu atividades de educação e saúde para hipertensos e diabéticos, além de momentos de lazer e bem-estar

Nessa quinta-feira (15), os idosos do bairro Primavera participaram de uma ação sobre saúde e bem-estar, promovida pela equipe de funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS). O Arraiá da UBS Primavera ocorreu na Associação de Moradores do bairro e contou com a presença de mais de 20 idosos.

O momento possuiu atividades de educação e saúde para hipertensos e diabéticos, através do acompanhamento do programa HIPERDIA (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos) do Ministério da Saúde, realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Por meio do programa, eles cadastram e acompanham portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus (DM) atendidos na rede ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde), permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

Dessa forma, o programa possibilita uma qualidade de vida maior ao prestar o atendimento continuado a esse grupo de risco, como destaca a técnica de enfermagem e coordenadora da UBS Primavera, Andreia Almeida.

“É muito importante a presença de pacientes crônicos neste evento que estamos realizando hoje, para que eles possam tirar suas dúvidas, ter orientações e informações que eles querem sobre os medicamentos e sobre alimentação. Por isso, nós convidamos a nutricionista para participar conosco, orientar os idosos e aproveitamos para atualizar o cadastro deles na estratificação do HIPERDIA, no Previne Brasil”, destacou a coordenadora.

Além da aferição de pressão e a testagem do índice de glicose, os idosos tiveram uma conversa com a nutricionista Emanuele de Campos Bertolanza, que comentou sobre a importância da ingestão de fibras na melhor idade. Segundo a nutricionista, as fibras ajudam na manutenção da microbiota intestinal, auxiliam na redução dos níveis de glicose no sangue, diminuem a pressão e os lipídios, e previnem contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e câncer de cólon.

“Hoje estamos falando da importância das fibras, tanto na alimentação dos hipertensos, diabéticos, quanto para quem tem colesterol alto, risco aumentado de ter um infarto ou AVC e também para quem está acima do peso, que é a maioria do público que a gente atende”, ressaltou.

Os participantes ainda puderam desfrutar de um momento de descontração com música ao vivo, sorteio de brindes e comidas típicas de festas juninas. O cantor mirim, Tuni Chemeres, que cantou ao lado de Michel Teló, na Festa do Trabalhador em maio deste ano, também esteve presente animando a festa.

“Temos esses momentos de diversão para eles descontraírem, porque com a pandemia os pacientes ficaram muito dentro de casa, então a gente pensou nesse grupo de hoje com música, como se tivesse uma festa junina para eles interagirem com a equipe que acompanha eles e também para eles estarem saindo da rotina do dia a dia”, concluiu a coordenadora da UBS Primavera.

Para os idosos, a tarde foi muito proveitosa, porque além do conhecimento e cuidado com a saúde, eles puderam ter um momento de lazer com a equipe que os atende e também com os amigos.

“É maravilhoso ter esses momentos. Sempre participo das ações do posto, e essa tá bem bonita. Aproveitei para cuidar da saúde também, já fiz todos os exames aqui”, comentou Sueli Aparecida Mendes, de 59 anos.

“É a primeira vez que eu estou participando e está muito bom. Até já ganhei um brinde e meu marido também. Pretendo continuar sempre vindo, porque a gente que já é de idade não sai trabalhar fora, então tem que aproveitar, é bom”, expressou Adélia Prott Belo, de 71