Programação do Junho Violeta é aberta em Guarapuava

Evento é alusivo ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho

Nessa segunda-feira (13), no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, foi realizada a abertura da programação do Junho Violeta. Este é o mês que alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos da pessoa idosa. A mesa redonda promovida pelo Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e a Rede de Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa, teve como tema “O Papel da Rede de Proteção e Cuidados da Pessoa Idosa no enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa”. 

“Quero parabenizar a todos do CMDPI, pois sabemos da importância deles em nosso município. Esse é um conselho extremamente ativo, articulado e  que iniciou a rede de proteção à pessoa idosa de Guarapuava. É uma alegria termos esse espaço para discutirmos as ações desta rede e fortalecer as garantias de direitos às pessoas idosas. Esse evento vem contribuir muito com Guarapuava”, destacou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

O evento alusivo ao Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, trouxe a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), Adriana Santos de Oliveira, e demais autoridades da área para abordar e discutir sobre a importância e os desafios da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Para a presidente do CEDI, a implementação de ações efetivas depende também da sociedade civil.

“Muitos têm a ideia que a mudança sempre é daqui para cá (do poder público para a sociedade), mas não há condições da gente implementar grandes ações se a gente não tiver também a colaboração da sociedade civil. E a sociedade civil nos inclui também, porque além de sermos responsáveis como profissionais, somos pessoas inseridas aí em diferentes lugares e temos vivências diversas”, sublinha Adriana.

“Nós estamos iniciando a rede no nosso município. Temos muitos desafios que devem ser trabalhados em todos os segmentos da sociedade para que essa causa seja realmente de todos, para que o idoso tenha os seus direitos garantidos”, complementa a coordenadora da Rede da Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa de Guarapuava, Maria Lioba Heerdt

A ocasião contou também com as apresentações culturais dos grupos Sempre Amigos do distrito do Guará e  do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Boqueirão. Os participantes ao final do evento receberam uma flor violeta em alusão ao mês.

“É de suma importância que possamos orientar a população sobre os cuidados e a proteção desse público. Além de trazer informações sobre os direitos inerentes a essa população. Neste sentido o CMDPI tem desempenhado um papel fundamental de articulação das políticas públicas voltadas à pessoa idosa no município de Guarapuava”, salientou a presidente do CMDPI, Jessika Poli dos Santos.

As ações seguem nas unidades e  territórios do CRAS e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Participaram do evento, secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, representantes dos conselhos da assistência, das entidades socioassistenciais, autoridades civis, além do chefe do Escritório  Regional da SEJUF Paraná, Cezar Prestes.