Novas ciclofaixas causam preocupação para ciclistas

“Assim que as faixas forem molhadas, virarão um verdadeiro sabão”, reclamam

A prefeitura de Guarapuava está sinalizando, com mais ciclofaixas, o espaço destinado aos ciclistas. O que era motivo para comemorar, virou uma preocupação para quem se locomove de bike pela cidade, seja para ir estudar, a passeio ou a trabalho. A reclamação é sobre a tinta usada para demarcar o local.

“Já que vai gastar dinheiro, que faça bem feito.” Com essa frase o vendedor Sergio Miranda resume sua crítica sobre a pintura que a prefeitura está fazendo nas ciclovias. O material usado para reforçar a demarcação das faixas destinadas às bicicletas, segundo os ciclistas, não é nada adequado. “Com essa tinta, vai ficar muito escorregadio quando chover”, comentou Juliano Mateus, estudante de Psicologia.

Segundo outros ciclistas, ouvidos por nossa reportagem, apesar de tratar-se de uma tinta para demarcação viária e sinalização horizontal de rodovias, vias urbanas e pistas, no caso das ciclovias, a mesma não poderia ser usada no concreto sem antes receber uma mistura de esferas de vidro — material que garantiria a função antiderrapante. Sem isso, reclamam os ciclistas, assim que as faixas forem molhadas, virarão um verdadeiro sabão.

Em resposta à nossa reportagem, a prefeitura informou que a tinta usada segue a norma da NBR 11862 de sinalização e está adequada para a via. Também informou que é importante respeitar o limite de velocidades e diminuir a velocidade ao passar pelos pontos de cruzamento.