Nota fiscal eletrônica pode ser baixada por aplicativo

Ferramenta pode ser utilizado por produtores rurais e pessoas físicas que, em um primeiro momento, comercializam frutas, verduras e legumes

Mais um avanço tecnológico nas notas fiscais eletrônicas chega ao produtor rural de Guarapuava. É o aplicativo Nota Fiscal (NFF), que poderá ser utilizado por produtores rurais, pessoas físicas, que em um primeiro momento comercializam frutas, verduras e legumes.

Gradativamente, o uso do aplicativo será expandido para os demais setores produtivos. Para o Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a ferramenta vem para contribuir principalmente no que diz respeito a otimização de tempo.

“A minha avaliação é muito positiva, sobretudo no sentido da agilidade, pois a tecnologia faz com que os processos que antes eram burocráticos e faziam com que o agricultor enfrentasse fila, agora encontre a agilidade nos serviços por meio dessa inovação. Dessa forma, a iniciativa só tem a contribuir”, afirmou.

Segundo o Diretor do Departamento Nota do Produtor da Secretaria de Finanças, Ueudes Mota, esse aplicativo trará facilidade e comodidade ao agricultor.

“O aplicativo é uma solução móvel para o produtor rural e, além de ser mais um avanço tecnológico, permitirá que mesmo o produtor que ainda não tem sinal de internet possa utilizá-lo. Ele poderá dar origem ao seu produto primário diretamente de sua casa, ademais, isso irá desafogar o Departamento de Nota Fiscal do Produtor, reduzir a burocracia e o deslocamento”, destacou.

A ferramenta é uma solução móvel que visa tornar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos o mais simples possível para o contribuinte, direto no smartphone, e que está disponível para download tanto para o sistema Android como para IOS.

Como baixar:

1- Acesse a loja de aplicativo do seu celular e digite “NFF”.

2- Após baixar, você precisará criar uma conta “Login Cidadao”, na plataforma “gov.br”, informando seus dados. (Se já tiver uma conta, a maioria dos campos serão preenchidos automaticamente pelo cadastramento prévio de vários dados pela Receita Estadual).

3- Após o cadastramento inicial, você poderá emitir normalmente seus documentos fiscais de transporte de forma simples e rápida.

4- Os documentos digitais podem ser enviados para seus clientes diretamente dos aplicativos de rede sociais instalados em seu celular, não havendo versão impressa. Opcionalmente, o produtor pode baixar e imprimir o DANFE.