Guarapuava é pioneira em regulamentação esportiva municipal

Lei de Incentivo ao Esporte e o Decreto regulamentam e permitem o repasse financeiro para entidades e atletas que mantêm projetos esportivos

Na última quarta-feira (06), a secretaria municipal de Esportes e Recreação (SMER), de Guarapuava, representada pelo assessor de Projetos Esportivos, Fábio Roberto Lustosa, esteve em Pinhão para uma reunião da 10° Regional de Esportes, composta por 31 municípios.

Durante o encontro, Fábio apresentou a Lei de Incentivo ao Esporte e o Decreto, que regulamenta e permite o repasse financeiro para entidades e atletas que mantêm projetos esportivos.

De acordo com o assessor, Guarapuava é pioneira neste tipo de regulamentação municipal. “Nós queremos servir de referência para os outros municípios da 10° Regional, para que eles possam entender como tudo funciona e repliquem esse modelo”, declarou.

A lei permitiu que a prefeitura concedesse apoio a eventos, atividades e projetos, relacionados a pessoas físicas (atletas) e jurídicas (instituições sem fins lucrativos). Para o secretário de Esportes, Milton Roseira, a regulamentação desse apoio não só facilita a realização desses eventos, como também oferece oportunidades aos atletas.

“Ser pioneiro em algo assim é extremamente positivo para Guarapuava. O apoio que damos aos atletas, as portas que abrimos, tudo isso é fruto desse amparo legal e da visão que a Administração tem sobre o desenvolvimento do esporte. Tanto a lei quanto o decreto, criados em 2014, tiveram grande incentivo por parte do prefeito Celso Góes, que na época era secretário de Esportes”, destacou Miltinho.

Neste ano, a SMER oferece suporte para 20 instituições esportivas sem fins lucrativos e 5 atletas.