Feira Solidária: Projeto ajuda na reciclagem e na alimentação saudável

Atualmente, de 100 a 150 pessoas trocam regularmente os materiais coletados por produtos

Desde 2015, o projeto Feira Solidária atende centenas de famílias, em Guarapuava, com incentivo à coleta de materiais recicláveis, além de impulsionar a produção e a renda de pequenos agricultores. A cada cinco quilos de materiais, o morador leva para casa um quilo de alimento.

Esses produtos garantem refeições com mais qualidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o coordenador do programa, Luciano Werner, a cesta de alimentos supre as necessidades por vários dias e tem ajudado as famílias a enfrentarem as dificuldades impostas pela pandemia.

“Muitos ficaram desempregados. Eu escuto muitas histórias nas filas, que alguém da família, marido ou filho, perdeu o emprego e necessitam mesmo dessa ajuda momentânea. Além disso, o projeto ajuda os pequenos agricultores, pois essas verduras e produtos vêm diretamente deles”, destacou Luciano.

A feira ocorre em treze bairros e três distritos do município. Atualmente, de 100 a 150 pessoas trocam regularmente, em cada edição, os materiais coletados por itens da feira. Os produtos incluem verduras, legumes e tubérculos frescos, como alface, batata, cenoura, repolho e mandioca, até itens de padaria, como pães e bolachas caseiras.