Famílias do Programa Vida Digna têm palestra sobre empreendedorismo

Ação tem o intuito de ampliar o universo informacional dessas famílias, bem como viabilizar o acesso aos seus direitos

Com o intuito de fortalecer e gerar emancipação pessoal, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Jardim das Américas e a Agência do Empreendedor, promoveram, na última terça-feira (11), uma palestra e roda de conversa sobre empreendedorismo para as famílias do Programa Municipal Vida Digna. 

“A ação de hoje, em parceria com a Agência do Empreendedor, tem o intuito de ampliar o universo informacional dessas famílias, bem como viabilizar o acesso aos seus direitos. Pensando no trabalho cotidiano que as famílias desenvolvem, é fundamental que estejam na qualidade de segurados junto à Previdência Social.

Desta forma, se por uma eventualidade precisarem acessar os benefícios dessa política no decorrer de suas trajetórias de trabalho, estarão assegurados. E, principalmente, quando concluírem o tempo de contribuição, poderão se aposentar. Aqui, entra o trabalho fundamental da Agência do Empreendedor em relação às orientações e formas de efetivação sobre a contribuição previdenciária do MEI (Microempreendedor Individual), a qual tem um valor mais acessível, o que é de suma importância para essas famílias, considerando o contexto socioeconômico que vivenciam”, destacou Viviane Marcondes, técnica de referência do Programa Vida Digna.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à contribuição previdenciária, como abrir um MEI, aposentadoria, benefícios e programas municipais de incentivo ao empreendedor.

Para Janaína Guerreiro Ribeiro, de 33 anos, o momento é uma oportunidade de sanar as dúvidas e absorver informações de onde procurar orientação especializada para empreender. “Essa é uma boa oportunidade para a gente saber mais informações sobre INSS e sobre o MEI (Microempreendedor Individual). Ainda mais eu, que quero ter minha mercearia. Já até começamos a construção dela. Então, saber mais sobre o assunto foi muito bom. Para mim, foi ótimo hoje”, contou.

A ocasião também contou com uma roda de conversa sobre sonhos de melhorias na qualidade de vida e desejos empreendedores das crianças e adolescentes que participam do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), do bairro.

“Com essa ação, estamos visando o protagonismo dessas crianças e adolescentes. Tendo em vista que eles moram em uma região que está em ascensão e crescimento. Então, nós queremos trabalhar esses conceitos com as crianças e adolescentes, para que eles comecem desde pequenos; pensando no bairro em que eles moram, pensando nos sonhos para a vida deles e que eles possam traçar metas desde pequenos”, enfatizou a pedagoga social do CRAS Jardim das Américas, Janete Queiroz.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, são momentos como esse que fortalecem e desenvolvem o empreendedorismo nos guarapuavanos. Celso, ainda reforça os serviços ofertados à população pela Agência do Empreendedor.

“Temos uma população muito criativa e com vontade de empreender. Queremos possibilitar que todos com esse desejo, tenham informação e consultoria especializada para abrir seus negócios com segurança. A Agência do Empreendedor tem diversos serviços, desde aqueles que já comercializam produtos e querem inovar, até aqueles que ainda não tiraram os planos do papel “, salientou o prefeito.