Esterilix: Guarapuava recebe esterilizadores de ar para a Saúde

Aparelhos inativam 99,99% das impurezas do ambiente, incluindo moléculas contaminadas pelo novo coronavírus e outros vírus e bactérias

Guarapuava recebeu três aparelhos com tecnologia desenvolvida por uma empresa paranaense e atestada pelo Laboratório de Virologia da UNICAMP. Os resultados mostram inativação de 99,99% das impurezas do ambiente, incluindo moléculas contaminadas pelo novo coronavírus e outros vírus e bactérias.

Um dos aparelhos foi instalado na recepção da UPA Batel, outro na sala de emergência e um modelo móvel está em uma das ambulâncias ALPHA do SAMU. Os aparelhos foram cedidos sem custo ao Departamento de Tecnologia da Informação da secretaria de Saúde.

Esterilix – O Esterilizador de Ar Esterilix é projetado e construído para criar um fluxo de ar que captura partículas em suspensão no ar para dentro do equipamento, onde são retidas por um filtro muito fino, como o utilizado em ambientes cirúrgicos e laboratórios.

Na eventualidade de alguma partícula passar pelo filtro, estará dentro de uma câmara onde receberá irradiação de luz Ultravioleta (UVc) em um “banho de sol” fatal para todos os microrganismos conhecidos

Felipe Mocelin, representante da empresa Mondo Bello, que fabrica o esterilix, explicou como funcionam os aparelhos: “cria-se um fluxo de ar a partir da exaustão de todo o ar do ambiente pela entrada inferior (pouco abaixo da cabeça) que captura perdigotos, gotículas e partículas sólidas potencialmente contaminadas, levando-as para seu interior através de filtros e retornando ao ambiente por sua saída superior acima da cabeça dos ocupantes do recinto”.

Os filtros são mais uma arma na diminuição das possibilidades de contágio, especialmente em ambientes críticos como a Unidade de Pronto Atendimento e ambulância do SAMU.

O secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, reforçou que as medidas de cuidado devem ser mantidas em todos os ambientes. “Usarmos tudo o que estiver ao nosso alcance para frear a evolução do vírus. Clamamos a população guarapuavana que continue seguindo as recomendações de uso de máscaras, higienização das mãos e mantenham o distanciamento social”, finalizou o secretário.