PRF realiza a 12ª edição da Operação Serra Segura em Candói

Objetivo é aumentar a segurança viária, retirando de circulação os veículos sem condições mínimas de segurança

Nessa quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) executou a Operação Serra Segura no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária Ecocataratas em Candói.

A operação já ocorre em diversos locais do país e visa fiscalizar, principalmente, irregularidades nos sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização de veículos de cargas, além de promover a saúde dos profissionais do transporte. Veículos de carga, devido a dimensões e peso, sofrem grandes desgastes mecânico e, sem manutenção adequada, aumentam o risco de causar acidentes, além de encarecerem o custo do transporte.

A fiscalização ocorreu envolvendo equipes da PRF de Guarapuava/PR, além de uma equipe de enfermeiros e mecânicos da Concessionária Caminhos do Paraná. Durante a fiscalização dos veículos, os mecânicos faziam a avaliação geral do sistema de frenagem e direção e após a fiscalização da documentação e devidas orientações, o motorista era encaminhado para fazer uma avaliação da saúde com a equipe de enfermeiros.

Ao total foram fiscalizados 103 veículos, sendo lavrados 57 autos de infração em razão de diversas irregularidades. 05 veículos foram removidos, por não apresentarem condições mínimas de segurança para prosseguir a viagem. Outros 20 tiveram o documento retido e receberam um prazo para efetuar a regularização e apresentação do veículo com as irregularidades sanadas.

Durante a fiscalização foram constatadas várias irregularidades, destacando-se veículos com problemas de iluminação e sinalização, o que aumente significativamente o risco de acidentes quando estes veículos estão rodando no período noturno, seguido de veículos com pneus em más condições que também ocasionam riscos de acidentes.
Esse modelo de operação promove o aumento da segurança viária, pois retira de circulação os veículos sem condições mínimas de segurança, regulariza o transporte irregular e orienta os motoristas em dúvidas pontuais.