Acadêmica de Guarapuava assumirá a coordenação do CreaJr no Paraná

Isadora Lafan Artico, estudante de Engenharia de Alimentos, estará à frente do programa em 2024

O CreaJr-PR, programa para estudantes e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea, que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, Entidades de Classe e o próprio Crea-PR, terá novas lideranças em seu comando regional e estadual, a partir de 2024. A acadêmica de Guarapuava, Isadora Lafan Artico, de 19 anos, estará à frente da coordenação estadual do programa em janeiro.

Cursando atualmente o segundo ano de Engenharia de Alimentos na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), a estudante lembra que conheceu o programa no início da graduação, através de um professor. “Pesquisei como funcionava e entrei em contato com a coordenadora do curso e com o gerente regional, que me orientaram sobre a pauta mínima e outras atribuições para, assim, ser efetivada como membro dirigente”, recordou.

Isadora foi coordenadora regional do CreaJr durante todo este ano. Encerrando este ciclo na região, avalia o período como fundamental para conhecer mais do Conselho.

“Conheci muitas pessoas e as realidades de outros cursos, de outras áreas da Engenharia. Conheci muito sobre a importância do Conselho para/com a sociedade e afirmei a minha vontade de estar na Engenharia. Com o auxílio do gerente regional, fortalecemos e ampliamos o programa ainda mais, iniciamos projetos de ação pela cidadania, ações com empresas juniores e Entidades de Classe. Acredito que essa experiência fortaleceu o programa e me auxiliou em muitos aspectos de desenvolvimento interpessoal”, avaliou.

Para o novo desafio no estado, a coordenadora conta que já tem alguns projetos em mente para gerar maior aproximação entre os membros do CreaJr-PR. “Alavancar ainda mais o alcance do programa para que cada dia seja mais conhecido e utilizado pelos estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do Paraná. Assim, teremos no futuro profissionais mais conscientes e comprometidos com a sociedade. Outro ponto que quero trabalhar é a aproximação com entidades estudantis, a fim de que se fortaleçam para o crescimento e aprofundamento mútuo de seus benefícios e atribuições”, adiantou.

Atualmente, no Paraná, o programa soma 13.291 acadêmicos. Já o CreaJr-PR da Regional Guarapuava conta com 1.217 membros, com representantes em 19 cursos de graduação, de diversas Instituições de Ensino da região como, por exemplo, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Centro Universitário Campo Real, Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Universidade Federal da Fronteira Sul, Centro Universitário do Vale do Iguaçu e Centro Universitário de União da Vitória, entre outras.

Coordenação Regional Guarapuava

Representando a Regional de Guarapuava, o acadêmico de Engenharia de Alimentos, Vinícius C. Borszowskei, foi eleito durante as reuniões da Governança Cooperativa do Conselho e assume em janeiro do próximo ano. Com 21 anos, Vinicius cursa o 8º período de Engenharia na Universidade Estadual do Centro-Oeste e conheceu o programa, justamente, através do trabalho de divulgação e atuação do CreaJr, na gestão da Isadora.

Vinícius C. Borszowskei, representante da Regional de Guarapuava (Foto: Divulgação)

“Meu principal objetivo é continuar colaborando e contribuindo com o trabalho já iniciado aqui na região, como campanhas sociais e de cidadania, além de ações para atingir novas instituições de ensino superior, principalmente, as faculdades particulares que ainda não têm uma boa adesão ao programa e fomentar a importância de fortalecermos a perspectiva de aluno, dialogando com outros estudantes do programa CreaJr. Quero, justamente, expandir mais o conhecimento sobre o Conselho na comunidade acadêmica, mostrando como isso afeta diretamente a nossa profissão de Engenheiro”, destacou Vinicius.