Conheça as opções de turismo e lazer para fazer em Guarapuava

São locais para passeio e prática de atividades físicas, além de contato com a natureza e com a história local

O município de Guarapuava, um dos destinos mais visitados no Paraná no último ano, de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Paraná, possui diversas opções para passeios em família e atividades de lazer à disposição para a população. São diversos parques e praças para estar em contato com a natureza, programações culturais e locais de recreação proporcionados pelo poder público, como os Pet Places e as arenas multiusos.

“Nosso município tem se destacado não apenas pela beleza natural, mas também pelas diversas opções de lazer e entretenimento que oferecemos. Temos nos empenhado para proporcionar experiências enriquecedoras para a população. Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais essa trajetória, tornando Guarapuava um lugar cada vez mais especial para viver, visitar e explorar em família”, pontuou o prefeito Celso Góes.

Casa do Imigrante – sede da Secretaria de Turismo e Eventos (Foto: Secom)

Guarapuava apresenta diversos pontos turísticos que permitem que os visitantes tenham contato com a história e cultura da cidade. A Casa do Imigrante, por exemplo, hoje é sede da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos e foi construída em madeira, em 1914, por Alfredo Ladislau Kaminsky. A construção preserva traços arquitetônicos da época em que foi construída e, é aqui o lugar ideal para receber informações turísticas.

“Quando o turista chega em Guarapuava e precisa de informações, logo se depara com uma construção cheia de história. Uma casa de origem Polonesa, rica em detalhes, com uma arquitetura que encanta a todos os visitantes.

A Casa do Imigrante é sede da Secretaria de Turismo e Eventos, com localização estratégica para que todos visitantes consigam ter informações dos nossos pontos turísticos. No local, temos vários materiais explicativos com lugares a serem visitados, informações sobre onde se hospedar, onde comer, entre outras”, explicou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

O Parque do Lago é um dos cartões postais de Guarapuava, fica próximo ao centro da cidade e conta com atividades culturais, esportivas e de lazer. Além disso, uma vez por ano acontece a florada das cerejeiras, quando as árvores de origem japonesa deixam o cenário cor-de-rosa. A Lagoa das Lágrimas, localizada no centro guarapuavano, é um local ideal para passeios em família e caminhadas ao ar livre.

Já o Parque Natural Municipal das Araucárias é um santuário natural com mais de 3.800 araucárias preservadas, onde é possível caminhar por trilhas. O Jardim Europeu fica anexo ao Parque e adotou o estilo de paisagismo europeu, com podas de desenhos geométricos, pedras brancas, postes de iluminação e chafariz. Além disso, no local há uma estufa que abriga diversas espécies de plantas nativas e exóticas.

Parque Salto São Francisco da Esperança (Foto:Secom)

Em se tratando de turismo de aventura o município tem em seu catálogo o Parque Salto São Francisco da Esperança, situado em uma região de tríplice fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, que abriga a maior queda d’água da região sul do Brasil e uma das maiores do país. O parque estará aberto para visitas neste fim de ano, do dia 26 de dezembro ao dia 02 de janeiro.

“São muitas belezas naturais em Guarapuava, nossos parques e praças são algumas delas. O Parque Salto São Francisco da Esperança, por exemplo, onde é desenvolvido um turismo de aventura, turismo de natureza e turismo rural, apresenta grande beleza e magnitude. Esta visitação é um cartão postal de Guarapuava, com entrada gratuita”, comentou a secretária.

Entre Rios

O distrito de Guarapuava, localizado a 18 km do município, é composto por cinco colônias eslavo-germânicas, a população busca manter as tradições e cultura suábia. Aqui fica localizada a maior maltaria da América Latina.

Museu Histórico de Entre Rios – Preserva objetos históricos e documentos valiosos, de importância para a história dos Suábios do Danúbio, desde o século XVIII no sudeste europeu, até os dias atuais, no Brasil.

“Antes da pandemia, os grandes centros atraiam muitas pessoas, e a procura por um local mais tranquilo e com belezas naturais não era primeira opção. Mas isto mudou, e hoje as pessoas procuram locais que tragam um ambiente mais acolhedor, com mais experiências, fazendo com que o turismo traga memórias afetivas.

Nossa busca do Título de Capital Nacional da Cevada e do Malte, também trouxe muita visibilidade para nossa cidade, e para as cervejarias artesanais. Sempre procuramos divulgá-las em feiras nacionais e internacionais, fazendo com que todos conheçam o potencial que Guarapuava tem no turismo gastronômico, negócios, aventuras e rural. Assim nossa economia se movimenta atraindo novos investidores e novas oportunidades de desenvolvimento”, completou Katriane.

Lazer e Atividade Física

É possível encontrar em diferentes locais de Guarapuava estruturas que garantem momentos de lazer e possibilitam a prática de atividades físicas

Arena Multiuso e Pet Place na Praça Juscelino Kubitschek (Foto: Secom)

As Arenas Multiusos, que tem como objetivo o incentivo à prática de esportes, e os Pet Places, que garantem um espaço adequado e seguro para animais de estimação e tutores, já estão disponíveis para uso da população na Praça da Ucrânia, Praça JK (Juscelino Kubitschek).

A população ainda pode usufruir de academias ao ar livre adaptadas para cadeiras de rodas na Lagoa das Lágrimas, no Parque das Crianças, no Parque do Lago e na Praça da Ucrânia.