Abril Verde: Servidores municipais participam de palestra

Noções básicas de primeiros socorros, saúde mental e legislação trabalhista foram alguns dos assuntos tratados durante a roda de conversa

Comemorado no próximo dia 28, o objetivo do Abril Verde é conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Por isso, a prefeitura de Guarapuava realizou, na tarde desta quinta-feira (27), uma palestra e roda de conversa sobre a saúde do trabalhador.

O evento foi realizado no auditório do paço municipal. Dentre os assuntos comentados, foram expostos acidente de trabalho, primeiros socorros e saúde mental.

Dentro do acidente de trabalho há dois tipos considerados pela lei, o acidente dentro do ambiente de trabalho e o “acidente de trajeto” que ocorre quando um funcionário da empresa sofre um acidente no percurso da residência para o local de trabalho, ou do local de trabalho para a residência. Esta situação é considerada um imprevisto durante o caminho de ida ou volta do trabalho, podem ser considerados também horários de almoço e intervalos predeterminados.

Portanto, se o trabalhador torcer o pé ou bater o carro no caminho de ida ou volta do trabalho, pode ser considerado um acidente de trajeto, de acordo com a Lei 8.213/91.

Durante a explanação, foram abordados assuntos sobre primeiros socorros, além das noções básicas de como proceder com a vítima em caso de acidente, bem como, quais os contatos de emergência chamar.

Houve ainda, orientação sobre o preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que é um documento oficial que serve para notificar e reconhecer a ocorrência. A CAT deve ser emitida pela empresa em no máximo um dia útil após o evento, ou após a confirmação de uma doença ocupacional. Em caso de óbito, entretanto, a CAT deve ser elaborada imediatamente.

Para a assessora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação,  Milenna Primak, a palestra e discussão sobre os assuntos abordados foram de grande importância para garantir um ambiente com mais qualidade aos servidores.

“Essa capacitação é muito importante porque na maioria das vezes, não sabemos o que fazer num possível acidente de trabalho. E, mais importante ainda, para sabermos o que caracteriza um acidente de trabalho. Abordar assuntos sobre a saúde mental, é ótimo, pois a partir disso, podemos ajudar as pessoas que trabalham com a gente a ter um ambiente mais confortável, sociável e seguro”, comentou a servidora.