Nesta terça-feira teve início os Jogos Escolares em Guarapuava

A primeira partida ocorreu no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes com o futsal.

Começou, nesta terça-feira (12), a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). A primeira partida ocorreu no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes com o futsal. O voleibol e o handebol também serão modalidades praticadas por cerca de 500 atletas, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Ao todo, 22 colégios participam das competições, que vão até o dia 20.

“Estes jogos são muito importantes porque são a base de tudo. É aqui que o atleta inicia e se descobre no esporte. Muitos deles participam como passatempo e diversão, mas outros, se dedicam, treinam para fazer parte e ganham destaque.

Depois passam a participar de escolinhas e, dessa maneira, vão mostrando o talento e a habilidade. O objetivo disso tudo é dar a visibilidade que esses futuros atletas profissionais tanto precisam, e o nosso papel é dar esse apoio através do município”, destacou o Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira Júnior.

A cada movimento da rede, uma emoção, tanto para os atletas quanto para quem assiste às partidas. Na arquibancada, gritos eufóricos de muita torcida. Este é o caso da dona Rosangela do Rocio.

Para ela, que já foi jogadora, acompanhar os jogos escolares é muito especial. “É difícil ficar quietinha aqui, pois eu também jogava e agora poder acompanhar as meninas é sensacional. Nós precisamos torcer e incentivar sempre, vencendo ou não, a torcida é garantida”, enfatizou.

Para a jogadora do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, Mariana Mariano, entrar em quadra com a equipe é muito especial.

“Eu não consigo nem descrever essa emoção. Está sendo uma experiência única. Tenho certeza que a melhor sensação é fazer um gol, o que infelizmente, não conseguimos hoje. Porém, nesta primeira partida, fizemos o nosso melhor e jogamos muito bem”, declarou.

Os Jogos Escolares do Paraná fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado, e são organizados pelo Governo do Estadual, através da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEED), com o apoio das prefeituras, por meio das secretarias municipais de esporte.