Mestrado em Biologia Evolutiva seleciona turma 2022

O programa é desenvolvido em associação ampla entre a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva está com as inscrições abertas para a seleção de estudantes para o curso de mestrado. O programa é desenvolvido em associação ampla entre a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa e, para a turma 2022, oferta o total de 14 vagas, divididas entre as duas instituições – sete para a Unicentro e sete para a UEPG.

O mestrado, de acordo com o coordenador do programa, professor Paulo Roberto da Silva, tem como objetivo capacitar profissionais que já tenham formação superior na área de Biologia Evolutiva. “Essa capacitação envolve tanto a capacitação científica quanto tecnológica para que esses profissionais sejam habilitados ao desenvolvimento de atividades que envolvem as questões ambientais atuais, principalmente aquelas voltadas à biodiversidade”, explica.

O curso trabalha a partir de duas linhas de pesquisa –  Biologia Evolutiva e Caracterização da Biodiversidade. Dessa forma, destacou o professor Paulo, as vagas são abertas a qualquer profissional que busca aprimorar em questões ambientais. “Os profissionais que têm interesse em melhorar a qualificação na área de ciências ambientais tanto para a atuação em ensino, pesquisa e extensão, quanto para atuação em empresas, principalmente de consultoria ambiental, terão uma formação qualificada no mestrado em Biologia Evolutiva”.

As inscrições para o mestrado em Biologia Evolutiva não têm custo e os interessados devem fazer o registro na instituição em que o orientador pretendido está credenciado. O prazo é 15 de junho. Em Guarapuava, a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva fica localizada no campus Cedeteg. “A inscrição pode ser feita pessoalmente no Programa de Pós-Graduação no campus Cedeteg da Unicentro e também pode ser feita com o envio dos documentos via Correios”, complementou o professor Paulo.

O processo de seleção, pontua o professor Paulo, será feito em uma única etapa e seguirá os critérios estabelecidos por cada orientador. “O candidato, ao acessar o edital, terá a relação de orientadores que possuem vagas disponíveis para o ano de 2022. O candidato deve entrar em contato com o professor e iniciar um diálogo para a elaboração de um projeto para que consiga ter o aceite desse orientador para se inscrever no programa. Quem fará a seleção é o próprio orientador”.

O formulário de inscrição, a relação da documentação necessária e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital de seleção, que pode ser acessado pela página do programa, no endereço www2.uepg.br/pgbioevol.