Segundo dia da Semana do Meio Ambiente encerra com palestras

Foram debatidos assuntos sobre as contribuições das mulheres na ciência, assim como a questão do gênero nos conteúdos científicos e a mulher como objeto do conhecimento

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava, em parceria com a Unicentro, foi realizado nesta quinta-feira (2), no auditório do Cedeteg, o ciclo de palestras “Mulheres e animais na questão de gênero: Quais corpos importam?”, com Adriana Ferreira, da Secretaria Estadual da Educação e Bettina Heerdt (UEPG), compondo a programação da IX Semana do Meio Ambiente.

“Eu apresento sobre a questão das relações dos seres humanos com os animais, debatendo sobre a exploração e o uso de animais pelos seres humanos. Então, decidimos tentar fazer uma conversa um pouco mais interseccional, pois a Bettina discute as questões de gênero. E, dentro desse debate da causa animal, a gente tem uma linha que discute o eco feminismo, que trata de incluir todos esses seres e animais no debate que está relacionado a essa lógica de exploração, então é um debate que agrega a causa ambiental”, explicou Adriana.

Durante a palestra foram debatidos assuntos sobre as contribuições das mulheres na ciência, assim como a questão do gênero nos conteúdos científicos e a mulher como objeto do conhecimento.

Bettina destacou a necessidade do debate sobre a visão do mundo sobre os corpos. “Essa palestra serve para refletir sobre as questões ambientais. Como o mundo olha para os corpos femininos? Sejam eles definidos por gênero, questão social, etnia, localização geográfica. Isso nos inspirou a pensar e relacionar o assunto com as questões ambientais que penso estar intimamente relacionadas com isso”, observou.

Em sua 9ª edição, a Semana do Meio Ambiente traz para esse ano, o tema “Educação Ambiental Revolucionária para além dos ODS”. A programação segue com diversas atividades, palestras, oficinas e visitas técnicas até o dia 6 de junho.