Rede de Laboratórios Multiusuário terá adesão da Unicentro
Objetivo é elaborar um projeto para desenvolver atividades junto à rede de laboratórios do Paraná
A Unicentro vai integrar a Rede de Laboratórios Multiusuários – um projeto interinstitucional desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar; pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Seti; e pelas sete universidades estaduais do Paraná.
O projeto, como explica o representante da Unicentro na Rede, professor Najeh Maissar Khalil, busca viabilizar a utilização de ambientes que contam com equipe e instalações disponíveis para uso compartilhado de usuários internos e externos às instituições.
“Tem como objetivo principal elaborar um projeto para desenvolver atividades junto à rede de Laboratórios Multiusuários do Estado do Paraná e, com isso, principalmente, facilitar e providenciar meios para que os pesquisadores do Estado do Paraná possam utilizar toda estrutura de equipamentos multiusuários alocadas aqui no estado”, disse.
De acordo com o professor Najeh, o grupo de trabalho foi instituído para coordenar as atividades e deve estabelecer diretrizes, metas, responsabilidades e, ainda, um plano de aplicação de recursos técnicos e financeiros referentes à implantação da Rede de Laboratórios Multiusuário.
“Esse grupo vai promover encontros e vai discutir o início dos trabalhos e os procedimentos para utilização desses espaços ou centros multiusuários do estado do Paraná”.
O professor Najeh ainda pontuou que a Unicentro possui uma estrutura multiusuário de pesquisa já consolidada, com equipamentos de médio e grande portes, que foram financiados pela Fundação Araucária, Seti, Capes e pelo CNPQ.
Ele também destacou que a universidade possui três desses espaços: o Centro de Pesquisas Avançadas Ambientais, Bioenergéticas e Biotecnológicas, o Ambiotec, no campus Cedeteg; o Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia, CCMN, também no campus Cedeteg; e o Centro Integrado de Pesquisa de Biomassa, Biotecnologia e Energia, o BIO-3, no campus Irati.
Além desses, contou o professor, há a previsão de que mais um espaço multiuso seja implantado.
“O Centro Multiusuário de Pesquisa do campus Santa Cruz, a princípio CMSC, que está em fase de implantação. Essa estrutura multiusuário da Unicentro possui equipamentos de grande importância, principalmente porque são equipamentos que fazem análises sofisticadas,
São equipamentos que existem poucas unidades disponíveis no estado do Paraná, onde os pesquisadores podem fazer pesquisas de alto impacto, com resultados mais refinados para alavancar melhores publicações científicas e trabalhos”, relatou Najeh.
A implantação da Rede de Laboratórios, destacou o professor Najeh, deve permitir a otimização de estruturas existentes e potencializar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em todo o Paraná.
“Essa iniciativa é muito importante porque no momento em que todo o sistema multiusuário do Estado do Paraná estiver mais amplamente disponível, tiver um protocolo de agendamento, vai facilitar em muito para que os pesquisadores possam utilizar equipamentos de grande porte que são difíceis de aquisição e até de manutenção.
Pode ser um divisor de águas em muitos centros universitários, centros de pesquisa, em termos de poder ampliar, melhorar e aumentar a qualidade na produção científica e de projetos vinculados principalmente à pós-graduação, mas também no âmbito da graduação, que seria a Iniciação Científica”, finalizou.