Projeto oferece conforto ambiental e sustentabilidade para o município

Ao todo, serão plantados mil mudas de árvores já adultas, medindo entre três e quatro metros de altura

Guarapuava deu início ao plantio de árvores nativas em diversos pontos da cidade. O projeto é executado pela Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), com o intuito de deixar o município mais arborizado e sustentável. Ao todo, serão plantados mil mudas de árvores já adultas, medindo entre três e quatro metros de altura. O projeto de arborização, além de promover a sustentabilidade, também traz destaque para o município que é referência no quesito ambiental e belezas naturais.

“A arborização é um componente essencial não apenas como complemento estético das paisagens, ela proporciona também o conforto ambiental, cumprindo muitas funções benéficas para a nossa cidade, como as melhorias no clima e diminuição de poluição. Essas melhorias advindas por meio da execução deste projeto, favorecem todos os espaços e meio ambiente. Particularmente, estou muito animado com mais essa iniciativa”, enfatizou o presidente da SURG, Halmuth Brandtner.

Os cedros começaram a ser plantados na rua XV de Novembro na altura do antigo Posto Wouk e segue até a BR 277. As árvores serão plantadas em todas as rotatórias. A execução do projeto marca também as celebrações da IX Semana do Meio Ambiente em Guarapuava, evento realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Unicentro e que tem como tema “Educação Ambiental Revolucionária para além dos ODS”.

Na sequência, serão plantadas mudas de Álamos, também na rua XV de Novembro. Segundo o engenheiro ambiental, Saulo Vinicius Küster da Silva, as espécies selecionadas são adaptadas às condições de clima e solo da região e todas possuem a característica de serem decíduas, ou seja, perdem as folhas no outono e inverno.

“Essas características em particular deixam as mudas em estado de dormência nessa época do ano, permitindo que sejam transplantadas com um porte consideravelmente maior, o que aumenta a porcentagem de sobrevivência das mudas, sobretudo, por dificultarem o vandalismo” destaca o engenheiro.

Vale ressaltar também que mudas de grande porte alcançarão dimensões maiores em menor tempo, proporcionando à população de forma mais rápida os benefícios que a arborização traz para o ambiente urbano.