Mulheres Empreendedoras: Quarentena x Arquitetura

Na estreia do espaço Mulheres Empreendedoras, aqui no jornal Extra, a arquiteta Camila Bernardon dá dicas simples e bastante proveitosas para você aproveitar melhor seu dia a dia, em casa, trabalhando, estudando ou, simplesmente, relaxando durante o isolamento. Confira:

(Foto: Reprodução/Facebook) Camila Bernardon – Arquiteta

A forma de viver e pensar estão em constante mudança e, diante da situação que estamos passando, uma coisa é certa: passaremos a valorizar mais os espaços de convivência com a família, a consciência financeira na hora de comprar e a proximidade com o trabalho (home office). Com isso, a arquitetura precisará se adequar ao novo mundo.

Vínhamos de um conceito onde as pessoas passavam a maior parte do tempo fora de casa, agora que teremos os ambientes de casa divididos entre trabalho, ambientes de descanso, lazer e convivência da família, incluindo o entretenimento das crianças.

Para estimular a sua criatividade ao organizar seu home office, eis alguns pontos a serem observados:

> Observar do que preciso para conseguir dimensionar o espaço da sua mesa, bancada, gavetas, etc

> Meu espaço vai ser individual ou compartilhado? (Estabelecer limites para preservar a harmonia)

> Definir se o ambiente precisa ser mais criativo ou conservador

> Iluminação e ventilação é essencial para uma boa produtividade (Dê preferência a iluminação e ventilação natural)

> Organizar em seu espaço tudo o que você precisa no período de tempo que você pré estabeleceu

> Adequar os equipamentos de acordo com o seu perfil físico, altura, peso, limitações, entre outros

Neste período de quarentena as pessoas tendem a desenvolver sensações não habituais, como estresse, tristeza, tédio, entre outros, porém existem maneiras de amenizar esses sentimentos através de uma boa arquitetura.

Como?

1- Utilize decorações afetivas, que lhe tragam lembranças de bons momentos, de pessoas importantes, isso ajuda a aliviar a saudade e amenizar os efeitos do distanciamento social.

2- Invista na aromaterapia, as essências ou óleos essenciais ajudam a aliviar a tensão e trazem tranquilidade.

3- Mantas, almofadas, tapetes, tornam o ambiente mais aconchegante e acolhedor

4- As cores afetam o nosso comportamento através do subconsciente, tons mais claros trazem tranquilidade e tons vibrantes nos deixam em estado de alerta, tome cuidado ao escolher as cores de parede, mobiliários e decorações.

“Arquitetura é um estado de espírito”

Camila Bernardon – Arquiteta

Siga no Instagram: @arquitetura.camilabernardon

Mulheres Empreendedoras – O Grupo Mulheres Empreendedoras de Guarapuava é um movimento de fortalecimento, desenvolvimento pessoal e profissional e divulgação de marca. São mulheres de vários segmentos dispostas a unir forças e compartilhar umas com as outras. Se você vende algum produto ou oferece algum tipo de serviço, entre em contato comigo, vamos nos conhecer melhor e trocar ideias. “Seja a mulher que conserta a coroa de outra mulher, sem dizer ao mundo que estava torta”. Greidi Cáceres – idealizadora do grupo Mulheres Empreendedoras. Siga no Instagram: @mulheresempreendedorasgpuava

(Foto: Reprodução/Facebok) Greidi Cáceres – idealizadora do grupo Mulheres Empreendedoras