Incubadora da Unicentro desenvolve jogo que auxilia estudantes para o Enem
O ‘game’ pode ser baixado para Android e IOS, além de também poder ser acessado pelo navegador web
A Exatamente Soluções Educacionais, empresa que integra a Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ) da Unicentro, está revolucionando a forma como os estudantes se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do jogo interativo Nivelamento Online.
Criado pelo professor Danilo Sande, fundador e CEO da empresa, esse jogo de temática espacial oferece uma abordagem envolvente e eficaz para ajudar os jovens estudantes a se prepararem para o Enem.
O jogo Nivelamento-Online transporta os jogadores para o espaço, onde cada galáxia representa um tema específico da prova do Enem e as constelações abrigam subtemas, seguidos por planetas que funcionam como “fases”. À medida que os jogadores progridem, desbloqueiam novos planetas e são recompensados por completar missões, permitindo-lhes subir no ranking geral e semanal.
O jogo oferece duas modalidades: single player, para aqueles que preferem desafios individuais, e multiplayer, onde os jogadores podem competir entre si. Além do modo para o Enem, o jogo também conta com um modo de variedades para o público geral que quer testar seus conhecimentos.
O público-alvo são os estudantes do ensino médio que desejam se preparar de forma interativa e eficiente para o Enem. Além disso, o jogo é uma ferramenta valiosa para os professores, permitindo que eles criem ambientes personalizados dentro da plataforma, incluindo suas próprias questões ou usando as já existentes, e recebam relatórios completos da turma. O aplicativo é gratuito, com a opção de assinatura para acesso a conteúdos exclusivos.
Danilo Sande conta que a ideia para o jogo surgiu em 2012, quando ele começou a dar aulas de física na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
“Na época eu só queria que as questões das listas de exercícios dos alunos estivessem no celular de forma nativa, já que eles vinham tirar dúvidas com a lista no celular toda confusa”. Desde sua criação, o Nivelamento-Online tem conquistado prêmios nacionais e internacionais por seu papel inovador no desenvolvimento de jogos educacionais.
Em 2022, a empresa recebeu diversos prêmios e, neste ano, foi selecionada pelo Ministério da Cultura para representar a região Sul do Brasil em eventos da Indústria Criativa, focados em jogos eletrônicos, em Buenos Aires, em julho, e Belém (PA), no mês de novembro.
Resultados positivos já foram observados entre alunos da Unicentro, resultando na publicação de um artigo em uma revista científica. Além disso, um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) incorporou o jogo em suas práticas pedagógicas.
O Nivelamento Online, atualmente, faz parte de um projeto de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro, sendo utilizado em uma escola de ensino médio na cidade de Palmas (PR).
Na esteira de bons resultados e aceitação do público, Danilo conta que pretende desenvolver ainda mais o jogo.
“A expectativa é incluir o ChatGPT como chatbot para auxiliar os alunos a entenderem a razão pela qual eles acertaram ou erraram uma determinada questão e isso já deve ser implementado ano que vem. Esperamos passar a utilizar o jogo em instituições de ensino públicas e privadas, ajudando o máximo possível de alunos a se prepararem para essa prova tão importante que é o Enem”.
Na última semana, o projeto do Nivelamento Online foi aprovado pelo Comitê Estadual do Programa de Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni) e receberá o aporte de recursos do governo estadual para o desenvolvimento da próxima etapa, o Nivelamento Online com Inteligência Artificial. Em parceria com a Unicentro, o projeto vai atender as cidades de Guarapuava e Irati.
O jogo pode ser baixado nas lojas de aplicativos para Android e IOS, além de também poder ser acessado pelo navegador web. Todos os links para baixar e acessar o jogo estão disponíveis no site do Nivelamento Online.