Guarapuava conquista o 28º Prêmio Expressão de Ecologia

Cidade foi vencedora com o projeto Caminho de São Francisco da Esperança, na categoria Turismo e qualidade de vida

Guarapuava conquistou o 28º Prêmio Expressão de Ecologia, com o projeto Caminho de São Francisco da Esperança, na categoria Turismo e qualidade de vida. A premiação ambiental é a mais importante do Brasil, com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Ao todo, 198 cases ambientais participaram do prêmio, que passou a agregar inscrições do Estado de São Paulo, além dos tradicionais três estados que compõem a Região Sul. Nas quase três décadas de existência, a premiação registrou 3.118 projetos inscritos.

O projeto Caminho de São Francisco como roteiro turístico em Guarapuava foi idealizado pela Secretaria de Turismo para dar suporte aos produtores rurais cadastrados. As propriedades estão abertas à visitação, permitindo o contato direto com a natureza, envolvendo a cultura, meio ambiente, lazer e a gastronomia local com produtos da roça, produzidos de forma orgânica.

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, destaca que o prêmio valoriza a atuação da Prefeitura de Guarapuava no desenvolvimento de projetos como o Caminho de São Francisco da Esperança como também as famílias de pequenos produtores que abriram suas portas para receber visitantes.

“Através do associativismo, abriu-se uma excelente oportunidade de geração de renda dentro das propriedades, fomentando o turismo rural”.

A Prefeitura de Guarapuava receberá o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia durante o Fórum de Gestão Sustentável de 2022. O evento será realizado no dia 27 de maio, em Florianópolis.