Estudantes de Guarapuava têm aula de sustentabilidade

Alunos da Escola Municipal Raul Henrique Lupattelli receberam lições saúde e meio ambiente, oferecidas pelo o Projeto Feira Solidária

Alunos da Escola Municipal Raul Henrique Lupattelli, no Boqueirão,  receberam lições de sustentabilidade, saúde e meio ambiente oferecidas pelo o Projeto Feira Solidária, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semag), juntamente com as Secretarias de Agricultura e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Em parceria com a escola, as secretarias mostraram o funcionamento do projeto. Os alunos fizeram a troca de materiais recicláveis por alimentos. Durante a realização das atividades houve também uma palestra sobre separação do lixo e o cuidado com o meio ambiente.

“Foi muito bonita e importante essa parceria entre as secretarias e a nossa escola, esperamos fazer inúmeras vezes essas feiras para incentivar as crianças a fazer o certo, então foi uma ação muito enriquecedora, tanto para as professoras responsáveis, quanto para os outros envolvidos”, explicou a supervisora pedagógica da escola, Silvane Menzel.

O projeto da ‘Feira Solidária’ consiste em um caminhão que, durante duas vezes por semana, vai até os bairros contemplados com maior número de pessoas em vulnerabilidade social para trocar materiais recicláveis por uma sacola com legumes, ovos, pães, e outros alimentos produzidos por pequenos agricultores. Ao todo, 16 bairros são atendidos.

O secretário de Educação e Cultura, Pablo de Almeida, reforça que a integração entre as secretarias municipais é fundamental para o desenvolvimento de projetos importantes como este. “Isso gera sempre um trabalho final com as crianças de muita qualidade e eficiência”, declarou.

Cláudia Silva, do departamento de projetos ambientais da SEMAG, elucida a importância desses projetos nas escolas desde cedo para compreender o descarte correto do lixo. “Os alunos aprendem que estas ações também podem trazer benefícios para suas famílias, pois estão trocando material reciclável por alimento, o projeto além de ter a importância ambiental, tem importância social”, observou.

A escola realizou outros dois projetos próprios durante os últimos meses: o ‘Cuidando da Natureza – Lixo x Luxo’ e o ‘Os Alimentos em Minha Casa’, com práticas de alimentação, orientações sobre problemas de saúde relacionados à alimentação, além de trabalhar com a destinação correta do lixo.

Os alunos da educação infantil coletaram materiais recicláveis no entorno da escola durante vários dias. “Foram trabalhadas a necessidade de reciclar o lixo, então fizemos os projetos em torno da escola, como não temos na redondeza o processo de conscientização, o lixo acaba sendo jogado em qualquer lugar. Então foi trabalhado com as crianças como destinar de maneira correta esse lixo”, concluiu Silvane.