Com novo decreto, parte do comércio pode reabrir suas portas

Estabelecimentos devem seguir dias e horários para funcionamento

Novo decreto da prefeitura de Guarapuava, divulgado nesse sábado (04), restabelece a abertura de parte do comércio, a partir desta segunda-feira (06).

Segundo o prefeito Cesar Silvestri, a decisão foi tomada depois de multo diálogo com a Comissão Médica Especializada em Orientação e Recomendação de Medidas de Enfrentamento a Pandemia do Covid-19.

Além disso, o respaldo técnico e análise de dados, feitos por profissionais da área da saúde e vigilância epidemiológica do município, favoreceu a retomada gradual e progressiva do comércio. 

No entanto, de acordo com a prefeitura, para garantir que o cumprimento das normativas de segurança e prevenção a pandemia seja mantido, a abertura se dará de forma intercalada. 

Como o próprio prefeito explicou “a decisão de abrir o comércio de forma gradativa é pela necessidade de evitar a aglomeração de pessoas (clientes) na mobilização de funcionários, tanto dentro dos estabelecimentos quanto no transporte coletivo.”

Tem mais. Ainda de acordo com a prefeitura, a abertura desses locais  está condicionada ao cumprimento de medidas de prevenção como fornecimento de máscaras para funcionários, álcool em gel para funcionários e clientes, controle de lotação de uma pessoa a cada 3m², higienização constante de banheiros, monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores/empregados.

O horário de funcionamento, para todos os dias da semana, será das 9h até às 20h. Para o comércio em geral, varejista e atacadista, entregas em domicílio seguem autorizadas, em todos os dias da semana, com manutenção das medidas de prevenção.

Restaurantes e Lanchonetes

A nova medida diz, ainda, que restaurantes e lanchonetes poderão atender ao público, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados, até às 20h, cumprindo obrigatoriamente as medidas de lotação de 50% da capacidade do local.

Além disso,  deverá haver a redução do número de mesas com distanciamento, mínimo, de 3 metros entre cada uma, suspenção do buffet (self service), fornecimento de máscaras e álcool em gel para funcionários, além de tocas e máscaras para os que atuarem no manuseio de alimentos e utensílios, fornecimento de álcool em gel para clientes, entre outras medidas. Aos sábados e domingos estão autorizados, somente, serviços de entregas em domicílio e retirada no balcão.

O fechamento de bares segue mantido, com permissão apenas para serviços de entrega em domicílio.

Dúvidas – Para tirar dúvidas referente as medidas dos decretos municipais, relacionadas ao enfretamento do Covid-19, estará a disposição o seguinte e-mail:  [email protected].