GESTÃO ESTRATÉGICA

O processo de gestão estratégica envolve o estudo e desenvolvimento de estratégias para o todo empresarial. A gestão estratégica consiste na atividade integrada a todos os processos organizacionais, recebendo contribuição de todos os colaboradores para a construção do futuro organizacional. A gestão estratégia difere-se pelo seu escopo de negócio e ao nível de análise do ambiente.
No ambiente interno se desenvolve o estabelecimento da missão, visão da empresa, valores, competências, estratégias, objetivos e metas, no ambiente externo analisam-se as variáveis que podem vir a impactar nas estratégias da empresa, dificultando a execução total de algumas estratégias. A definição das estratégias deve decorrer através de análises contínuas e processo interativo com o ambiente, a fim de adaptar suas estratégias às mudanças.
De modo geral, a gestão estratégica visa assegurar o sucesso da empresa atual e futuramente, sendo de maneira inicial o desenvolvimento do planejamento estratégico de longo prazo, bem como o planejamento a todas as áreas funcionais (marketing, finanças, recursos humanos, produção e logística) e por, conseguinte o planejamento operacional, no qual se encontram os planos operacionais e finalmente o planejamento estratégico estudando o ambiente como um todo, desenvolvendo estratégias que visem à geração de vantagem competitiva à empresa.
Conforme descreve Mintzberg (2000) as estratégias devem ser estabelecidas e programadas para certo período de tempo, porém há necessidade de re-planejar conforme as mudanças vão ocorrendo no ambiente como um todo. O autor difere esse processo de estudo e visualização de mudanças e sua adaptabilidade, como estratégias emergentes, as quais devem ser alteradas no decorrer de tempo, seguindo os objetivos e metas empresariais.