Coluna do TANAKA

2000
O Tanaka, vez outra, passa no Núcleo Residencial 2000 e bate papo com os nipônicos (2) que residem lá e fica por dentro de tudo. Por exemplo, ficamos sabendo que, para a terceira idade tem uma academia (ginástica) com professores, personal (chic), psicóloga e médico. Acreditamos que o informante exagerou, mas ele estava entusiasmado com tal beneficio. Dizia ele que tudo é grátis e (parece) que é bancado pela Prefeitura Municipal de Guarapuava. Aí o Japonês para não perder a chance de perguntar, lascou: Então tá uma maravilha o 2000? A resposta: "Dentro do possível, só as casas/asfaltos que não terminam e os vândalos estão danificando-as".  Espontaneamente o povo vai falando e contando verdades. Calma pessoal, logo esse Residencial será um cartão de visitas. Esperamos que não mudem o nome do complexo. É obra/inacabada do então prefeito Vitor Hugo Burko no ano 2000, por isso do sugestivo nome.

GILSON
Meu Deus, vocês assistiram o programa do Gilson Amaral na TV Humaitá de quinta feira última? Eu assisti na casa de um amigo e deu dó do radialista Lobo, um dia após ele ter deixado a cela da 14a. SDP, preso por desobediência á Justiça, advindo de dois processos de autoria dos Silvestris. O Amaral pegou no pé do seu colega de Imprensa (não citou o nome dele, deixar bem claro), mas o recado duro, foi direto. Pela primeira vez eu assisti o ex-vereador na telinha, em rede aberta. É claro que a prisão do ex-locutor da 92 repercutiu muito nos meios políticos de Guarapuava. Tem gente dizendo "bem feito, o moço só bate em políticos e pegou a dele, cadeia".  Tem culpa sim o R-Lobo por não atender a Justiça. Quanto a pena não se discute. Tenho informações que o LOBO é gente boa mas muito radical em seus comentários. O pior é a imagem negativa que fica. Mesmo assim, em seu programa de rádio (Cacique) houveram justificativas e o locutor tentou se desculpar, agradecendo os que oraram para ELE enquanto estava no xilindró. Sem conhecê-lo, me incluo. Que sirva de exemplo. Tudo é aprendizado.

FÓRUM
O Fórum de Guarapuava tem nova direção. Deixou o comando o Juiz Queiroz e assumiu a Juiza Rafaela Zarpelon. É uma rotina no TJ. Os problemas estruturais do Guarita Cartaxo, informa a Meritíssima, estão solucionados. Desejamos a Dra. Rafaela, Juiza da Vara de Infância, sucesso na nova empreitada. O novo Fórum está localizado na Avenida Manoel Ribas, Bairro Santana, ao lado do sucateado Parque de Exposições Lacerda Verneck.

ELOGIOS
Para o integrante do Conselho de Segurança de Guarapuava, empresário Valcenor Fleck, que há tempos (voluntariamente) ajuda na segurança da cidade ao lado de pessoas de bem. Sempre gestionando recursos para a entidade, tendo um relacionamento ótimo com Juízes, Promotores, Policiais Militares e Civis.  Me confidenciaram que o Fleck veio do Rio Grande do Sul e é torcedor do Grêmio. Ele possui um comércio na Rua Getulio Vargas e ao lado da família atende os consumidores locais. Comentam que ELE seria um bom nome para ser um vereador ou prefeito da Terra dos Carli.

RESPONSABILIDADE
A pergunta do Tanaka: "De quem é a responsabilidade pela colocação de calçadas (e, melhorias) margeando as ruas de Guarapuava?"  Exemplo, em volta do Colégio Carneiro Martins, ali aonde (há mais de um ano) retiraram árvores? Que coisa feia prefeito, passa lá e veja. Alertamos ao pessoal da SURG para tal falha. Ou esse remendo é por conta do Governo do Estado? Se caso, alô deputados. Aproveitando o ensejo damos os parabéns ao comando do 26º GAC, pois há duas edições anteriores criticamos a sujeira (matos) na Vila Militar e essa semana os soldados deram uma "limpa-geral". A limpeza de ruas não é da competência da SURG?
CANDIDATOS
Os guarapuavanos continuam informando nomes de pessoas que gostariam de ver como candidatos a vereador em 2016. O pessoal telefona no Extra e o colunista japa anota e divulga. Quem sabe serão vereadores na próxima legislatura: Eugênio que já trabalha na Câmara Municipal; Celso Góes, esse baita Secretário de Esportes; o desportista Mirandinha do 2000; Cezar Lima o Brother da  TV Globo, embora o queiram como prefeito, mas eu acho prematura a indicação; o advogado Carlos da Caixa Econômica do Bonsucesso; o treinador Alaor Gomes de Lima, mano do futuro prefeito da cidade; a bacharel em Direito, radialista e esposa do Jauri Gomes, Monica Cordova e o empresário Sergio Zarpelon ex- Acig.  Renova JÁ Guarapuava.

INDICAÇÃO
Pensem no futuro de Guarapuava e nessas pessoas, quem sabe na condição de prefeito (a), por indicação dos quase 100 mil eleitores: Leonardo de Matos Leão, Ticão Kuster, Odacir da Repinho, Beto Gomes da Unicentro, Maria José Mandu Ribas, Elcio Melhem, Cesar Silvestri, Bernardo Carli e o médico Antenor Gomes de Lima do PT/ desgastado. Dessa leva, na opinião do colunista, tem três com condições. Não esqueçam da contabilista Eva Schram.