Gripe: segunda etapa da vacinação será nesta terça

Serão distribuídas mais de 8 mil doses em todas as Unidades Básicas de Saúde e do Cisgap

A partir desta terça-feira (28) mais de 8.400 doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cisgap.

Segundo o Ministério da Saúde, serão imunizados, neste momento, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, mediante apresentação de documento comprobatório da profissão.

Como explicou a chefe do departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, os portadores de doenças crônicas devem levar laudo médico ou receita do medicamento de uso contínuo, com data de até 90 dias nas receitas.

“Vale lembrar que idosos e profissionais de saúde que não foram vacinados na etapa anterior também podem se imunizar agora”, destacou a chefe.

De acordo com a secretaria de Saúde, as  vacinas serão aplicadas com sistema de distribuição de senhas, para evitar aglomerações e preservar o distanciamento social. Sendo assim, a fila de espera obedecerá ao número de doses disponíveis em cada unidade.

Nesta etapa, conforme o Ministério da Saúde, as categorias de doenças crônicas que devem garantir a prevenção com a vacina, sendo elas: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas e neurológicas crônicas.

Outras condições clínicas também são citadas como diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.