Gripe: Guarapuava segue com a campanha de vacinação

No total, foram aplicadas 26.813 mil doses, de acordo com o Painel Influenza 2021, disponibilizado pelo Ministério da Saúde

Com lotes disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a secretaria municipal de Saúde (SMS) reforça que a imunização contra a gripe segue sendo feita.

No total, Guarapuava aplicou 26.813 mil doses, de acordo com o Painel Influenza 2021, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o público-alvo específico (46.512), o índice de imunização é de 53,5%.

“Neste ano, muitas pessoas priorizaram a vacinação contra a Covid-19, juntamente porque há necessidade de intervalo entre as vacinas, e acabaram não tomando a da gripe. A influenza também pode ser letal.”, explicou Chayane Andrade, Diretora de Vigilância em Saúde da SMS.

Sandra Alves foi até a UBS Tancredo Neves para receber o imunizante e reforçou a importância de se proteger. “Antes a vacina era paga né? Então eu sempre comprava e agora que tem de graça é um alívio já. A proteção contra a gripe tem que ser contínua, para continuarmos seguros”, declarou Sandra.

O grupo com mais doses recebidas é o das puérperas (65,4%), seguido dos profissionais da saúde (64,7%) e das crianças (55,1%). Já entre os idosos, a maioria dos imunizados está na faixa entre 60 e 64 anos.

A vacinação está aberta para toda a população (acima de 6 meses de idade) e é trivalente, ou seja, apresenta cepa de três vírus diferentes (H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria). Para ser imunizado, basta ir até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou no CISGAP levando a carteira de vacinação e um documento com foto. A vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).