Extramuros: vacinação contra gripe terá pontos fora das unidades de saúde

Objetivo da campanha, que começou em todo o Paraná, é para evitar a propagação do Covid-19

Começou nesta segunda-feira (23) a vacinação contra a gripe em todo o Paraná. Além das 1.800 salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomendou às prefeituras, antecipadamente, que, neste, ano adotem estratégias de vacinação diferenciadas, chamada de extramuros, com a instalação de pontos de vacinação fora das Unidades de Saúde.

Segundo o o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, esta ação segue as orientações do Ministério da Saúde e considerando o atual cenário epidemiológico do coronavírus”, informou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Solicitamos aos municípios para ampliarem os locais de vacinação, com o objetivo de evitar grandes aglomerações de pessoas nos postos de saúde. “Tomamos esta medida em parceira com a Associação dos Municípios do Paraná”, explicou.

De acordo coma a Sesa, esta recomendação foi enviada às 22 Regionais de Saúde para que apoiem os municípios nestas ações de ampliação. “Entre os possíveis espaços que podem ser utilizados nesta campanha, indicamos a utilização da estrutura física de escolas ou faculdades, que neste momento estão sem aulas. Indicamos, ainda, parcerias com empresas, comércio, instituições como Senai, Sesi, Sesc, Senac, Rotary e conselhos profissionais”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Recomendamos ainda a vacinação em domicílio para idosos acima de 70 anos, de acordo com a capacidade operativa do serviço municipal de saúde”, complemento a diretora.

Fases – A campanha seguirá até 22 de maio. Nesta primeira fase, a Campanha Nacional é dirigida aos idosos, a partir de 60 anos, e aos profissionais da saúde. A decisão de se iniciar a campanha por estes grupos é uma medida de proteção já que estas pessoas estão mais vulneráveis e expostas às contaminações.

Na segunda fase, a partir de 16 de abril, a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe terá início no dia 9 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Metas – A meta do Governo Estadual é atingir cobertura vacinal de 90% da população alvo, estimada em 3,844 milhões de pessoas.

Na Campanha Nacional de 2019, o Paraná registrou cobertura de 87,3% do público-alvo. Os grupos de professores, indígenas, idosos e puérperas apresentaram índices acima de 98%. O grupo dos professores ultrapassou os 110%, chegando a 104,22%. Já os grupos de crianças, gestantes, e trabalhadores da saúde ficaram abaixo do estimado e devem ser intensificados neste ano.

Até o momento, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 522 mil doses da vacina contra a Influenza.