Coluna do JR

PODEMOS

0 Senador da República Alvaro Dias e o Prefeito Cesar Silvestri Filho de Guarapuava no comando do partido PODEMOS no Paraná, iniciam a temporada de 2020 de uma forma aceitável, bem vista, otimistas, junto a população em geral. Encontros semanais acontecem e gente nova e de peso se filiando, objetivando o “ganho” nas eleições municipais em outubro em quase todo o Estado. Sabem, Dias vai bem em Brasilia, Silvestri aqui.

Aguardamos a relação dos candidatáveis a vereador, no tempo certo, também em Guarapuava, por essa “SIGLA” inovadora. Dizem nos bastidores que o fiel companheiro do Cesar em Guarapuava, o sanepariano João Edson de Lima, certamente terá o seu nome lembrado, quem sabe como vice de alguém com credibilidade comprovada igual a dele. Ou vai de vereador Dr?

DEM

No partido Democratas/Guarapuava, o nome do ex-prefeito por duas vezes (ganhou duas do Fernando Carli) o Vitor Hugo Burko, agora filiado em definitivo no DEM, começa a incomodar muita gente que pensa em suceder o Cesar Filho no Paço a partir de 2021. Em conversa que tive com a professora Laura Bastos, entramos no assunto e ela (hoje aposentada) não quer saber de política, mas chegou a afirmar que o Vitor tem carisma, é inteligente e realmente pode “botar medo nos demais, futuros concorrentes”. Sou da mesma opinião, embora as surpresas não estão longe daqui.

PARQUE

O das Crianças, que criticamos nas edições anteriores do EXTRA, até agora nada foi resolvido e nesta edição acrescentamos mais: como faço minhas caminhadinhas diárias naquele local, notei que o matagal está presente alí no logradouro e até aquela casa de madeira (em frente da Avenida) que deve ser um escritório ou banheiros, está precisando de uma pinturinha básica por fora e de preferência em verniz. Coisas fáceis de resolver, basta um pouquinho de interesse da municipalidade.

EDEVALDO

Igualmente, reclama o morador da rua Daniel Cleve esquina com a Rubens Fleuri da Rocha, o cidadão Luiz Edevaldo da Costa, há 38 anos residindo naquele local, que, atrás da sua casa passa um riozinho e a erosão está “comendo” (se expressou desta forma leitores) o seu terreno, além de estar aparecendo rachaduras na casa, bem como um matagal existe nas imediações. O pessoal da prefeitura já foi verificar o problema ano passado, arrumaram/parte e não deram mais as caras. Um verdadeiro descaso, por isso da justa reclamação do Edevaldo.

Evidente que a limpeza nos terrenos é obrigação dos proprietários, mas em virtude de existir tal córrego ou rio anexo, que atravessa o terreno da família Costa e de outras, entendemos, que um estudo minucioso deve ser feito por quem entende – de preferência com urgência – objetivando sanar esse problemão que se arrasta há anos. O recado está dado. Com a palavra, o prefeito e seus fantásticos colaboradores.

PREOCUPANTE

Mais preocupante é o coronavírus se alastrando no mundo todo e a aglomeração de pessoas nessa hora não deve existir, por isso da suspensão de aulas nas escolas, de forma parcial no Brasil todo e de cancelamento de jogos de futebol profissional etc… Prevenir é o melhor remédio a essas alturas. Vamos nos cuidar, pois essa epidemia veio para matar. Em Guarapuava e região a incidência do virus é pequena, graças a Deus.

BATEL

Desde que a Federação Paranaense de Futebol não cancele a primeira rodada do paranaense da 2ª divisão de profissionais, o Batel de Guarapuava continua treinando, fazendo amistosos e dia 5 de abril estréia em casa contra o Rolândia. A expectativa é de termos bons jogos este ano no Estádio Valdomiro Gelinski. O narrador Percival Ribeiro da Rádio Cultura, o melhor da região, não vê a hora de gritar muitos gols batelinos, sempre ao lado de sua equipe valorosa de esportes que tem os “experts da bola” Ivan Jorge, Nelson de Lima, professor Juliano Dallalibera e Dariel Valentim. Gente do ramo.

ELEITOR

Que tal dobradinhas á prefeito/vice de Guarapuava este ano, formada (exemplos) por Vitor Hugo Burko e Bepe Vitorassi, Leonardo e Jabur, Carli e Querubin, Antenor e Serjião do PDT, Celso Góes e Sandro Abdanur etc… Correndo por fora como elementos-surpresa podem ser o advogado João Edson de Lima e o vice atual, o inteligente Itacir Vezaro.