Albergue Noturno de Guarapuava precisa de doações

Produtos de limpeza são a maior necessidade da instituição

O Albergue Noturno de Guarapuava Frederico Ozanam, mais uma vez, pede o auxílio da população para manter suas despesas. A maior dificuldade da instituição beneficente é o custeio das atividades exercidas, que incluem gastos com água, luz, alimentação e combustível.

Hoje,  a entidade possui mais de 1.000 m² de área construída, que ainda precisa de ajuda por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas para reformas e ampliações necessárias para continuar atendendo a comunidade.

Uma das principais carências, conforme ressaltado pelo gerente administrativo, José Eduardo Padilha Silva, é a necessidade de doações de produtos de limpeza, que faltam com frequência devido à limitação orçamentária.

O Albergue Noturno Frederico Ozanam, foi fundado em 1984 por iniciativa da Sociedade São Vicente de Paulo, um grupo da igreja católica que hoje é administrado pela Diocese de Guarapuava. O albergue atualmente é uma instituição privada de caridade, que acolhe diariamente pessoas que passam pelo município, ou que estão em situação de vulnerabilidade social, além de cidadãos que perderam suas moradias devido à desastres naturais.

A entidade beneficente hoje é mantida grande parte com a ajuda de doações da comunidade, e com subsídio da prefeitura para o pagamento de salário dos funcionários. O local tem capacidade de 30 leitos masculinos e 30 femininos, dos quais, 10 são destinados à mulheres com crianças. Dentro do albergue, os atendidos tem acesso a estadia, roupa, alimentação e higiene pessoal, onde mensalmente são ofertadas em média 4.600 refeições por mês.

“Muitas pessoas que chegam no albergue estão há meses sem comer uma refeição decente, sem trocar de roupa, sem ao menos tomar banho. Então nós resgatamos toda essa dignidade humana e fornecemos para a pessoa acolhida. contou gerente,

Embora seja proibida a entrada de pessoas sobre o efeito de álcool e drogas dentro da instituição, o albergue oferece amparo para que interessados sejam encaminhados ao tratamento adequado, além da oferta de cursos e oficinas profissionalizantes. A entidade também acolhe crianças e idosos em situação de abandono, que são atendidas por uma Assistente Social, e recebem encaminhamento ao que for necessário: saúde, educação, entre outros.

“A entidade funciona de forma ininterrupta, 365 dias por ano, 24 horas por dia. Assim que a pessoa chega aqui, passa por uma entrevista para dar sequência no atendimento. Nós acolhemos muitas mães com crianças, e às vezes até irmãos que vem pedir ajuda, mas é importante ressaltar que a criança só pode ficar aqui, caso um responsável legal esteja acompanhando”, pontuou, Marina Malheiros, Assistente Social do Albergue.

Veja abaixo quais itens podem ser doados para ajudar:

Alimentação:

  • Cestas básicas e carnes.

Produto de limpeza:

  • Água sanitária;
    Desinfetante;
    Amaciante;
    Sabão em pó;
    Multiuso;
    Rodo;
    Álcool;
    Esponja.

Higiene pessoal:

  • Sabonete;
    Pasta de dente;
    Escova de dente;
  • Shampoo.

As contribuições podem ser entregues pessoalmente na instituição ou feitas por meio de doações em dinheiro, utilizando os dados a seguir:

Transferência bancária – Banco Sicredi: Agência: 0703 e Conta: 89439-7

Pix: [email protected]