Prorrogação dos contratos de quase dez mil funcionários PSS nas escolas

Prazo, defendido por Luciana Rafagnin, pode ir até dezembro

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) usou do seu espaço de participação na sessão remota desta quarta-feira (31) na Assembleia Legislativa do Paraná para defender a prorrogação dos contratos de funcionários e funcionárias do Processo Seletivo Simplificado – PSS nas escolas até dezembro deste ano.

Em função da pandemia e porque essa é uma categoria que vem trabalhando para garantir o funcionamento de diversas atividades escolares, mesmo nesse período de aulas remotas, os contratos dos funcionários e funcionárias PSS, que se encerrariam em dezembro do ano passado, haviam sido prorrogados até  quinta-feira (31).

“Não tem como funcionar as escolas sem esses trabalhadores, que garantem hoje a entrega da merenda escolar e do material pedagógico e que asseguram a pontualidade e organização da documentação escolar, ou seja, sem eles a escola não funciona e fica inviável, ainda, implementar protocolos de biossegurança quando as aulas puderem voltar a ser presenciais”, informou a deputada.

Luciana pede ao governador Ratinho Júnior (PSD), em requerimento endereçado também ao secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, que olhe com atenção especial a essa situação.

“São quase 10 mil pessoas. Não é sensato acrescentar mais trabalhadores nos indicadores do desemprego. Já passam de 14 milhões de pessoas vivendo esse pesadelo no país. Apelo ao governador que olhe com atenção especial para esta situação”, disse a deputada.

Em vídeo de divulgação, postado nas redes sociais, a APP-Sindicato destacou ainda como pautas de reivindicação dos funcionários e funcionárias PSS, além da prorrogação dos contratos até dezembro deste ano, a revogação da Lei da Terceirização e a necessidade de realização de concurso público para a contratação desses trabalhadores para as escolas do Paraná.