Deputado Fabio Oliveira a voz da Lava Jato na Assembleia Legislativa

Em entrevista ao jornal Extra, o guarapuavano disse que os princípios do combate à corrupção são o norte de seu trabalho; confira

O deputado Fabio Oliveira (Podemos), mais um representante de Guarapuava, diz que vai ser a voz da Lava Jato na Assembleia Legislativa do Paraná. Com o capital eleitoral de 34.640 votos, ele considera que a população dá o recado de que o combate à corrupção, nos moldes da operação, deve ser prioridade a partir do Poder Legislativo. Em 2014, o guarapuavano fundou o Movimento Mude: Chega de Corrupção que virou um instituto.

Em conversa com o jornal Extra Guarapuava, o parlamentar falou, um pouco mais sobre algumas das principais bandeiras defendidas em seu mandato e sua relação com Guarapuava.

Jornal Extra – Deputado, logo que o senhor foi eleito, surgiu a notícia de que Guarapuava teria mais um nome para representá-la na Assembleia Legislativa do Paraná. Notícia boa, mas que surpreendeu muita gente, que se perguntava quem é “esse Fábio Oliveira?” “Como assim é nosso deputado também?” “Ah, mas mora em Curitiba, como vai representar Guarapuava?

Essa questão sobre sua moradia em Curitiba foi a que mais colocou dúvidas nas cabeças dos nossos leitores. O fato de o senhor viver há mais de 20 anos na capital paranaense o impede, de alguma forma, de dizer que é mais uma força para Guarapuava na Assembleia, de pleitear demandas pela cidade junto ao Governo do Estado?

Fábio Oliveira – De maneira nenhuma. Temos uma boa relação com as autoridades da cidade, ouvimos a sociedade civil e também temos um assessor parlamentar, o Diego Obal, sediado em Guarapuava para que estejamos sempre presentes na região, conhecendo as necessidades e intermediando no legislativo e executivo estaduais.

Além disso, sempre estou pessoalmente presente na cidade, porque meus pais moram e construíram a vida em Guarapuava. A minha relação com Guarapuava é de raiz, de amor, sou guarapuavano. Se eu sou o que sou é porque tenho origem em Guarapuava, criei meus sonhos na cidade.

Jornal Extra – À época, apesar de muitos guarapuavanos não o conhecerem, o senhor obteve quase 1000 votos. Que avaliação o deputado faz sobre isso? Que relação pretende manter, a partir de agora, com seu eleitorado, com a cidade?

Fábio Oliveira – Desde a eleição, já fiz novas viagens à cidade, inclusive a primeira do mandato foi para Guarapuava. Não escondo minha proximidade e amor pela cidade.

Jornal Extra – O senhor diz que pretende ser a “voz da Lava Jato” na Assembleia. Em rápidas palavras, poderia explanar isso para o povo de Guarapuava? De modo geral, como será o posicionamento do Fabio Oliveira na Alep, para que o eleitor guarapuavano fique a par?

Tenho uma relação próxima com o deputado federal Deltan Dallagnol, que além de parceiro na caminhada legislativa, é meu amigo há muitos anos. É natural que as pautas nacionais contra a corrupção estejam presentes aqui no Paraná também, através do meu mandato. Fiscalização é uma das nossas prioridades na Casa, e os conceitos da Lava Jato são a base do nosso trabalho, compõem o nosso propósito.

Jornal Extra – O senhor é um ativista anticorrupção, sendo, inclusive, cofundador do ”Mude”, movimento popular apartidário paranaense, que incentiva o combate à corrupção. Diria que essa é uma das suas principais bandeiras?

Fábio Oliveira – Com certeza. Com a vivência no movimento e depois como gestor no setor público, tenho experiência para inserir essa pauta na nossa agenda legislativa. O movimento contra a corrupção foi tema do meu primeiro discurso na tribuna da Alep e é a base do meu mandato. Como eu disse, é meu propósito.

Como engenheiro, também estou na frente de engenharia do legislativo estadual e acredito que, através da transparência nos processos relacionados aos pedágios, estaremos caminhando para um estado cada vez mais longe da corrupção que tomou conta da máquina pública por tantas décadas.

Jornal Extra – Para finalizar, gostaria que o senhor falasse, um pouco, sobre três assuntos: Estrada do Guairacá, Salto São Francisco e, um dos que mais preocupam o povo do Paraná, Pedágio. Sei que são algumas das principais linhas de defesa do seu mandato.

Fábio Oliveira – Nas duas primeiras semanas como deputado, fiz reuniões com três secretários estaduais, levando as demandas sobre o Salto São Francisco, Distrito de Guairacá e a Estrada do Guairacá. Com um assessor parlamentar (o Diego Obal) trabalhando diretamente na cidade, também temos ouvido todos os dias as demandas dos guarapuavanos.