Câmara busca estacionamento preferencial para portadores de fibromialgia

Cidadãos comprovadamente portadores da doença têm o direito de usar vagas de estacionamento reservadas a grupos prioritários

Todos os cidadãos de Guarapuava que sejam, comprovadamente, portadores de fibromialgia crônica têm o direito de usar vagas de estacionamento reservadas a grupos prioritários. É o que prevê uma Lei Municipal e cujo tema o vereador Gilson da Ambulância, em nome do Poder Legislativo, foi verificar junto à secretaria de Trânsito nesta sexta-feira (26)

O Secretário, Adalberto Campos, explicou que a regulamentação está funcionando no município e que inclusive já foram emitidas credenciais de estacionamento para o público específico.

“Quem precisar só precisa trazer à Setran, que fica na rodoviária, o laudo médico contendo o CID – código relativo à classificação da doença, e documentos pessoais, que faremos em pouco tempo e a pessoa poderá, então, utilizar as vagas prioritárias”, disse.

O vereador Gilson, que é membro da Mesa Executiva do Poder Legislativo e autor do Projeto que deu origem à Lei, destaca que a regra obriga o atendimento preferencial em filas e vagas de estacionamento nos estabelecimentos públicos e privados do município.

“Deve ser inserido o símbolo mundial da fibromialgia nas placas de avisos de atendimento prioritário em todos os estabelecimentos, incluindo supermercados, bancos, correios, laboratórios, hospitais e clínicas. E para que a pessoa possa comprovar a sua condição especial, estamos estudando junto com a administração municipal a possibilidade de emissão de uma carteirinha”, destacou.

Uma reunião com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, está marcada para o dia 1° de dezembro, às 9h, para definir essa questão.

Já para as vagas de estacionamento, os beneficiados podem utilizar as reservadas a idosos, gestantes e portadores de deficiência, de acordo com a lei.

O Presidente do Poder Legislativo, João Napoleão, enalteceu a importância da medida e do acompanhamento da sua execução. “É com certeza um direito muito importante e esta Casa de Leis faz questão tomar conhecimento se está funcionando bem”, disse.

Fibromialgia – A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Também apresenta sintomas de fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população sofre de fibromialgia.