Os sebos e o seu papel na disseminação da cultura

Os sebos também são uma boa opção para os amantes de uma boa leitura que não querem pagar mais pelo conhecimento

Todos nós sabemos que livros mudam vidas, sejam eles novos ou usados. Diante disso, uma alternativa para quem não tem muito dinheiro e quer estar sempre com a leitura em dia são os famosos sebos, como o Sebo Acadêmico, em Guarapuava, que já socorreu muito estudante que não tinha dinheiro para entrar em uma livraria, ou algum leitor voraz, com pouco dinheiro no bolso, querendo deixar sua leitura em dia.

Os sebos também são uma boa opção para os amantes de uma boa leitura que não querem pagar mais pelo conhecimento. Vale lembrar que muito antes das grandes livrarias tomarem conta do comércio brasileiro em meados da década de 1990, os sebos já eram parte importante da nossa cultura.

Sebo – A palavra sebo tem algumas origens – é provável que pelo menos um pouco de cada uma delas seja verdade. Uma delas, talvez a mais plausível, diz respeito ao uso da luz das velas para leitura, que antigamente eram feitas de gordura e de sebo. Conforme iam derretendo, acabam sujando os livros, deixando-os engordurados. A outra versão diz que os estudantes carregavam tanto os livros debaixo do braço que acabavam sujando-o, deixando ensebado.