Alckmin diz a Richa que governo quer fortalecer indústria nacional

Segundo ele, as primeiras decisões devem ser anunciadas em março

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse hoje (9) ao deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) que o governo federal prepara medidas para fortalecer o papel da indústria brasileira na economia. Segundo ele, as primeiras decisões devem ser anunciadas em março.

“Uma das medidas trata especificamente do setor de combustíveis, com o aumento do percentual de biocombustível na mistura com o óleo diesel”, relatou Richa, que foi recebido em audiência por Alckmin, no Palácio do Planalto.

Hoje, o biocombustível representa 10% do óleo diesel, mas já chegou a responder por 13% do volume até 2021. Quanto maior a participação do biocombustível, menor a quantidade de poluição gerada por caminhões e veículos.

De acordo com o deputado, o governo tem a intenção de melhorar as condições de competitividade da indústria brasileira e a aprovação da reforma tributária deve contribuir para esse objetivo. A inovação tecnológica e a sustentabilidade são outros pilares utilizados na definição de medidas para mudanças no panorama industrial.

Como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin está empenhado em promover o que ele chama de “reindustrialização do país”. Nos últimos anos, o setor perdeu espaço na economia para outras atividades, com o aumento das importações de produtos industrializados. A participação da indústria no PIB encolheu 33% desde 2010, e representa hoje apenas 19% total.

Para Richa, a audiência significou também o encontro de dois velhos amigos – um foi governador do Paraná e o outro de São Paulo, no período de 2011 a 2018, ambos pelo PSDB. “Fiquei muito honrado em reencontrar o Geraldo, agora como presidente da República em exercício”, admitiu o deputado.

O presidente disse ainda que o governo espera que a criação de empregos no setor industrial seja um “resultado imediato” das novas políticas que serão adotadas. Desde 2010, a indústria brasileira reduziu a oferta de empregos em 800 mil vagas. “O presidente está motivado e confiante de que poderá dar uma contribuição concreta para reverter essa situação, como ministro do Desenvolvimento”, relatou Beto Richa.

“Acho que, ao lado das políticas sociais que visam amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade e do combate à fome, o governo precisa direcionar ações consistentes para melhorar a economia. Pude sentir essa preocupação no presidente Geraldo Alckmin”, completou o deputado.