Verão requer mais atenção com animais peçonhentos

Objetivo do alerta, da Vigilância Ambiental de Guarapuava, é evitar acidentes e a multiplicação de insetos transmissores de doenças

Com a chegada da estação mais quente do ano, a atenção com a proliferação de mosquitos, aranhas, abelhas e escorpiões deve ser redobrada. Quem faz esse alerta é o Departamento de Vigilância Ambiental de Guarapuava, com o objetivo de evitar acidentes e a multiplicação desses insetos transmissores de doenças.

“Infelizmente no verão a proliferação desses insetos e o número de acidentes com animais peçonhentos é ainda maior, então, para evitar acidentes e problemas maiores os moradores devem reforçar as ações de limpeza dos ambientes”, observou Suzana de Souza, diretora do departamento.

Cuidados – Entre as recomendações está não deixar acumular entulhos, lixo ou água nas redondezas da moradia e usar proteção ao limpar os locais.

“Quando for trabalhar nos quintais, com árvores e folhagens, procure utilizar luvas, botas e aparelhos para facilitar o acesso em lugares com probabilidade da existência de insetos. Além disso, sempre verifique os calçados antes de colocá-los e procure fechar buracos em assoalhos ou em tetos, impedindo a entrada desses animais em casa”, explicou.

Roupas, sofás e camas também devem ser verificados antes do uso, pois, podem abrigar, principalmente, aranhas e escorpiões. Se a pessoa não vê e pressiona os animais, eles acabam picando.

Em caso de contato com os insetos, a recomendação é procurar ajuda nos locais apropriados ou atendimento médico, como a Unidades Básicas de Saúde (UPA), para que não haja risco de infecção e outros problemas maiores de saúde.