Uso do APP de concessionária de energia cresce 43% no primeiro trimestre  

Na área de concessão da Energisa, que atende Guarapuava e outros 81 municípios, foram mais de 1,3 milhão de interações

Com mais de nove milhões de acessos no primeiro trimestre de 2022 em todo o país, o aplicativo Energisa On já é o canal escolhido por quase metade dos clientes para interagir com a distribuidora de energia que atua em onze estados brasileiros. Hermann Clay Almeida Leite, gerente de canais digitais do Grupo Energisa, comentou que dentre os requisitos observados para medir a aceitação do aplicativo é a frequência de uso. Como o aplicativo permite negociar débitos, emitir segunda via, acessar o código do PIX entre outros serviços, em média, foram três contatos por cliente apenas nesse período.  

“Nosso cliente percebe a facilidade no seu dia a dia e nosso esforço em aprimorar cada vez mais os serviços digitais da empresa, que também conta com agência na internet e atendimento via Whatsapp Gisa”, afirmou o gerente, destacando a estratégia de digitalização do Grupo em todos os estados em que atua. “Trabalhamos no conceito 4D, de digitalização, descarbonização, diversificação e descentralização, colocando o cliente no centro”, completou.

As funções mais acessadas são consulta de fatura, segunda via de conta e andamento de solicitação. Juntas representam 92% das interações. Porém, há outros recursos disponíveis como informar pagamento, atualização de cadastro, parcelamento de débitos, avisar falta de energia, solicitar religação, mudança de titularidade e informar leitura.

Leite afirmou que o aplicativo foi projetado com layout intuitivo, de fácil navegação, e leve, para utilizar pouco espaço da memória. A empresa ainda investe na segurança de dados, por isso, utiliza o mecanismo de checagem em duas etapas com o envio de código de segurança para o celular cadastrado através de SMS e Whatsapp.

“Implantamos a autenticação por whatsapp para aqueles clientes que residem em locais onde há internet, mas o sinal de telefonia é frágil, como em áreas rurais. Se o código não chegar por SMS, é só esperar alguns segundos e clicar em ‘Não recebi o Código’ e escolher a opção whatsapp”, explicou.

Apesar de os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba aparecerem no topo da lista dos que mais utilizam, as localidades onde a Energisa Sul-Sudeste atua – interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR) – também têm mostrado preferência pela ferramenta, com mais de 1,3 milhão de interações só no primeiro trimestre. O download do aplicativo Energisa On é gratuito e está disponível para aparelhos ​IOS e Android.