Urbanismo: Guarapuava alcança 20ª posição no ranking Connected Smart Citties

Em 2020, entre as cidades brasileiras, o município estava na 93º posição

Guarapuava avançou no ranking “Connected Smart Cities de 2021”, ficando entre as 20 cidades brasileiras mais desenvolvidas no eixo de urbanismo.

Em 2020, o município estava na 93º posição. “Estar na 20ª posição eleva o nome da cidade e serve como mais um atrativo para novas indústrias, de novas empresas que colocam o urbanismo como um ponto estratégico para desenvolvimento dos negócios”, comemorou o prefeito Celso Góes.

O ranking é desenvolvido pelas empresas especializadas em análise de dados demográficos para transformá-los em conhecimento e auxiliar na tomada de decisões. O objetivo é mostrar o desenvolvimento sustentável, inteligente e humano das cidades brasileiras.

Para a população guarapuavana, o alto índice de urbanismo significa que também é alto índice de qualidade de vida, pois a cidade oferece ruas bem pavimentadas, boa iluminação pública e serviços de abastecimento de água e esgoto de qualidade. Além de demonstrar o cuidado com praças, ruas e avenidas, o fornecimento de internet banda larga e o acesso à coleta de lixo.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, a cidade conta também com um alto índice de coleta dos resíduos sólidos, um dos mais eficientes do Brasil.

“São setenta e cinco itens que são analisados para formatar esse ranking. Temos 100% dos imóveis regulares cadastrados com acesso à água tratada e acima de noventa por cento de coleta de esgotamento sanitário. Então, isso nos orgulha muito, nos dá mais ânimo pra trabalhar e continuar no caminho do desenvolvimento”, enfatizou.

Iluminação Pública

A parceria público-privada da iluminação contribuiu significativamente para elevar o patamar da cidade e melhorar a posição no ranking.

Com atendimento de 100% do perímetro urbano e grande parte dos distritos (Entre Rios, Guará, Palmeirinha) com lâmpada de LED, o sistema já conta com 600 luminárias dotadas de telegestão e está na fase de implantação de câmeras de monitoramento.

Ao todo, 120 câmeras vão fazer um “cercamento digital” em Guarapuava e isso deve refletir no próximo ranqueamento ao aumentar o nível de segurança no município.

“Temos serviços importantíssimos realizados em parceria com as outras secretarias. Por isso, esse mérito não é só da secretaria de Planejamento e Urbanismo, mas também da Surg, da secretaria de Meio Ambiente, da secretaria de Trânsito e da secretaria de Obras, que muito colaboraram para que alcançássemos esse nível”, enfatizou o secretário Paulo Dirceu