Unidades escolares e ginásio de Guarapuava terão energia solar
Até o final deste ano a Energisa concluirá mais um importante investimento em Guarapuava. Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), iniciativa regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária vai investir cerca de R$ 400 mil em um projeto que contempla instalação de placas fotovoltaicas e modernização do sistema de iluminação de três unidades escolares municipais e do Ginásio de Esportes da Vila Carli.
Executado por uma empresa terceirizada, o projeto foi selecionado por meio de chamada pública e não terá nenhum custo para a prefeitura. As melhorias beneficiarão o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Cristóvão, a Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira, a Escola Municipal Professora Carmen Teixeira Cordei, além do ginásio esportivo, considerando as necessidades específicas de cada unidade.
O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explicou que o propósito dos projetos de eficiência energética, executados em toda a área de concessão da Energisa, é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução na demanda de energia e práticas que evitem o desperdício de energia.
Em se tratando do projeto, em Guarapuava, todas as unidades receberão melhorias no sistema de iluminação de áreas internas e externas, com a substituição de um total de 344 lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia LED.
Já o sistema de geração de energia fotovoltaica viabilizará a instalação de 126 painéis solares nos quatro locais beneficiados. Juntos, os dois sistemas resultarão em uma economia de até 79% no consumo de energia, considerando o gasto médio das unidades escolares e do Ginásio de Esportes antes da execução do projeto de eficiência energética.
“Essas melhorias trarão uma importante redução de custos para as unidades, permitindo ao poder público municipal administrar e redirecionar os recursos economizados para outras demandas”, destacou Thiago.