Unicentro recebe alunos da rede municipal de ensino
Os alunos participaram de um Walking Tour pelo Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu 30 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira, para uma atividade do projeto “Unicentro na Escola e a Escola na Unicentro”. Os alunos participaram de um Walking Tour pelo Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, promovido pela equipe institucional da universidade.
A professora Roseli Machado, diretora do Câmpus Santa Cruz, ressaltou que a visita foi uma solicitação da escola, com o intuito de proporcionar aos alunos da rede municipal o primeiro contato com a universidade. “Essa aproximação é importante para que os estudantes comecem a entender o papel do ensino superior e a perceberem que ele não está distante da realidade deles”, afirmou Roseli. A atividade incluiu uma apresentação sobre a Unicentro, um filme no cinema universitário e um tour pelas instalações, como a biblioteca, a rádio e os estúdios de gravação. “Foi um pedido da escola, e é a segunda vez que recebemos alunos de uma faixa etária fora do público-alvo principal do Walking Tour”, complementou Roseli.
O projeto, que geralmente recebe estudantes do ensino médio, está ampliando seu alcance, como explica Loide Salache, coordenadora do Walking Tour. “Agora, estamos recebendo crianças do 1º ao 5º ano, permitindo que elas comecem a criar uma sensação de pertencimento à universidade desde cedo”, explicou. Para Loide, essa visita é uma oportunidade para as crianças visualizarem o ensino superior como algo acessível, e que pode fazer parte do futuro delas.
O professor Paulo Siqueira, que acompanhou os estudantes, destacou a importância dessa experiência para alunos que, muitas vezes, enfrentam barreiras geográficas e logísticas. “Muitos vêm da área rural, fazem longas viagens diárias e raramente têm contato com o ambiente urbano, quanto mais com uma universidade”, afirmou. Segundo Paulo, a empolgação dos alunos era evidente desde que a visita foi prometida, em junho. “Eles estavam ansiosos, programando tudo.. Chegar à Unicentro, para eles, foi uma descoberta enorme”, enfatizou.
O professor também expressou sua gratidão pela recepção calorosa oferecida pela universidade. “Fomos muito bem acolhidos pela equipe da Unicentro. É uma experiência que, com certeza, gostaríamos de repetir com outras turmas”, concluiu.