Taxas do TVFR serão emitidas somente em versão digital

Ação da prefeitura visa a economia, a praticidade, a modernidade e a agilidade

Visando a economia, a praticidade, a modernidade e a agilidade, este ano, a prefeitura de Guarapuava não fará a entrega das guias da Taxa de Verificação e Funcionamento Regular (TVFR) e do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Segundo Edgard dos Santos Neto, diretor do Departamento de Alvará, para obter o serviço, os profissionais liberais, empresários e contabilistas do município deverão acessar a plataforma www.guarapuava.atende.net e clicar na opção Autoatendimento para que as guias sejam emitidas.

A iniciativa, segundo Edgard, se assemelha às de outros órgãos públicos do governo do Paraná, que optou por digitalizar as emissões de documentos, gerando assim uma economia de dinheiro e de tempo para todos.

“Esta iniciativa da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de finanças, vem ao encontro do que o Governo do Estado já faz, que é informatização dos serviços. Com isso, exercemos o princípio da economicidade, presente no Art. 70 da Constituição Federal do Brasil, no qual mantém-se a qualidade do serviço público ao menor custo possível. Desta forma, o município reduzirá as despesas com impressões e envios, evitando também o desperdício de papel, pois na era da tecnologia, os pagamentos são feitos em sua maioria de forma digital”, explicou Edgard.

Conforme o secretário de finanças de Guarapuava, Diocesar Costa de Souza, em anos anteriores, muitas correspondências com o TVFR e com o ISS, voltaram para a prefeitura, por diversos motivos, como endereço insuficiente ou pela falta de alguém para receber a correspondência nas casas ou empresas.

No entanto, como os Correios tinham um contrato fechado, as despesas foram pagas pelo município até para as correspondências não entregues. “Isso gera um ônus para o município e, como gestores públicos, temos que evitar todas as despesas desnecessárias. Por isso, este ano, todas as guias serão emitidas no formato digital. Este é o caminho”, pontuou Diocesar.

Para gerar e salvar as guias, basta acessar o link abaixo:

https://guarapuava.atende.net/autoatendimento/servicos/guias-de-iss-alvara

Deve ser informado o número do Cadastro Econômico ou o número do CPF/CNPJ.

Ao clicar em Consultar, aparecerão os débitos disponíveis para emissão da guia.

Para aqueles que possuírem dificuldades para obter as guias, o atendimento presencial na prefeitura permanece disponível através dos guichês de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]