Sistema FAEP busca instrutor para cursos de artesanato sustentável

Credenciamento é destinado a profissionais de sete formações nesta área. Prazo para se inscrever termina dia 23 de agosto

O Sistema FAEP está com edital aberto para o credenciamento de profissionais para ministrar cursos de artesanato no meio rural. Os instrutores selecionados vão atuar na formação profissional rural na área de artesanato sustentável, incluindo arte floral com palha de milho; trançados e confecção de bonecos com palha, artesanato com taboa e bananeira; artesanato em bambu (níveis básico e avançado) e biojoias artesanais.

Os interessados podem se credenciar até 23 de agosto, no site da entidade (sistemafaep.org.br), na seção Editais. Também é neste endereço eletrônico que serão publicados os resultados do edital em 20 de dezembro.

O perfil desejado para ministrar estes cursos envolve formação técnica profissionalizante em artesanato, graduação em artes plásticas ou visuais, especialização em design de joias ou biojoias e também outras capacitações técnicas, profissionalizantes ou especializações na área do artesanato.

Podem participar do credenciamento empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas não poderão participar da seleção.

Após a inscrição, os candidatos que cumprirem os pré-requisitos relativos à documentação passam para fase de seleção, que vai analisar os currículos. A terceira e quarta fases são provas para avaliar questões técnicas e pedagógicas, respectivamente.

Na sequência os postulantes passam por uma capacitação técnica e, por fim, por uma avaliação presencial técnico-pedagógica na qual deverão apresentar uma aula demonstrativa.

Atualmente, o Sistema FAEP conta com oito cursos na área de artesanato (clique aqui para acessar), que buscam valorizar o uso dos recursos naturais locais, fortalecer a geração de renda dentro das propriedades e a economia regional sustentável.

Os futuros instrutores vão ministrar os seguintes cursos:

Arte floral com palha de milho;

Artesanato com palha (trançados);

Artesanato com palha (bonecos);
Artesanato com taboa e bananeira;
Artesanato em bambu (básico);
Artesanato em bambu (avançado);
Biojoias artesanais.