Setembro Amarelo: Prédios públicos de Guarapuava ganham iluminação especial

O Paço Municipal e o chafariz, no cruzamento entre a Manoel Ribas e XV de Novembro, ganharam a iluminação especial em referência ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

A cor serve como um apelo para que todos deem atenção a esse problema social e, mais do que isso, instiga a cada um agir para facilitar o acesso aos serviços, tratamentos e, principalmente, dar apoio a quem precisa de ajuda.

“Assim como a cor da amarela é um sinal de alerta, precisamos prestar mais atenção aos sinais que indicam o sofrimento ou fatores que podem levar ao suicídio de pessoas próximas, seja no trabalho, na escola e, principalmente, na família”, explicou Claudia Cunico C. Locatelli, coordenadora da Divisão de Atenção Especializada.

A Casa do Imigrante, sede da secretaria de Turismo, é outro cartão postal da cidade que também reforçou a iluminação para destacar a campanha que, neste ano, trata da informação como meio eficiente de combate ao suicídio. “Estamos integrando as ações e reforçando essa importante campanha de prevenção ao suicídio. É papel do Município sensibilizar a população e trazer visibilidade para esse tema”, disse Katriane Mila, secretária de Turismo e Eventos.

Situação

Em Guarapuava, de janeiro até agosto desde ano, foram registrados 25 casos de suicídio, 3 a mais do que durante todo o ano passado (2020). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pandemia e as situações desencadeadas por ela são indicadas como fatores agravantes de saúde mental das pessoas.

A necessidade de isolamento gerou um estresse crônico na sociedade, ocasionando um aumento significativo dos casos. Estima-se que, o número de pessoas que ao menos cogitaram ou planejaram o suicídio seja pelo menos o dobro daquelas que comentem o ato, então é necessário fazer com que com as informações e o apoio social seja dado a quem está nessa situação.

Campanha

“Informação Salva Vidas” é o tema discutido durante todo o mês de Setembro. Diversas entidades, empresas e instituições guarapuavanas estão mobilizadas para ampliar o acesso às informações, difundir os serviços de apoio e repercutir essa causa na sociedade. A intenção é que a campanha seja contínua. Ao ampliar a discussão e o entendimento sobre essa temática, os participantes querem encorajar as pessoas a procurar ajuda o mais precocemente possível.

“Com mais pessoas envolvidas com essa problemática, somos instigados a promover o desenvolvimento de políticas e ações públicas na atuação preventiva ao combate ao suicídio. A intenção é sensibilizar a população e trazer visibilidade para a questão da Saúde mental, vencendo os medos, tabus e preconceitos que impedem uma pessoa de buscar orientações!”, finalizou Cláudia.

Dia Mundial de Prevenção

Nesta sexta-feira (10), além de uma Blitz no Centro da cidade, os participantes também devem iluminar ou decorar as fachadas dos prédios com a cor amarela. A ação marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Os meios de comunicação da cidade, como rádios, jornais e portais de notícias, também apoiam a campanha e têm ajudado a difundir as informações. Entre eles, Jornal Correio do Cidadão, GMais, Extra, Tv Humaitá e Redetv, Central Cultura de Comunicação, 92 FM, Massa Fm e Difusora Fm.

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