Setembro Amarelo: Câmara se soma às ações de combate ao suicídio

Poder Legislativo participa, durante este mês, juntamente com diversas outras entidades do município, da campanha

A Câmara de Vereadores de Guarapuava participa, durante este mês, juntamente com diversas outras entidades do município, da campanha Setembro Amarelo, cujo tema é “A informação salva vidas”.

Por determinação do presidente, vereador João Napoleão, a Câmara se soma e apoia todas as ações que estão sendo desenvolvidas em prevenção ao suicídio e, para chamar atenção para o tema, iluminou a sua fachada com a cor amarela.

No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, numa iniciativa de conscientização sobre a vida, sobre sinais que podem indicar um possível suicida e a importante interferência para que se evite este ato extremo tão lamentável.

No Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios por ano e, no mundo, mais de 1 milhão. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 96% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Para o Presidente da Câmara, o assunto é muito sério. “Tão logo fomos convidados aceitamos de pronto participar desta campanha tão importante e apoiamos integralmente todas as ações do Setembro Amarelo.

Este é um assunto que precisa ser tratado com muita seriedade por toda a sociedade, para que possamos ajudar inclusive os nossos jovens”, afirmou.

Em Guarapuava, a Rádio T e a Associação Paranaense de Psiquiatria, com apoio de diversas entidades, incluindo o Poder Legislativo, desenvolvem a campanha Setembro Amarelo desde o início do mês. O objetivo é realizar ações em diversos locais da cidade para levar conhecimento à população por meio dos veículos de comunicação e das entidades parceiras.

“Acreditamos que a informação é a melhor forma de ajudar a diminuir esse problema. Falar sobre o suicídio é quebrar um tabu. Precisamos falar sobre depressão e identificar os sinais de alerta. Precisamos de um olhar conjunto sobre a saúde mental”, destacou a Comunicadora Mônica Córdova.

Entre as ações da campanha estão programadas blitz de trânsito para entrega de materiais informativos, mesa redonda e entrevistas com profissionais da área, além das entidades participantes iluminarem suas fachadas com a cor amarela.

Entidades

Apoiam a campanha Setembro Amarelo em Guarapuava o 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar), 2° Grupamento de Bombeiros, 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), ABO (Associação Brasileira de Odontologia) – Regional Guarapuava, ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, CCBEU, Colégio Lobo, GSV (Guarapuava Salvando Vidas), Hemocentro, Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, Instituto Virmond, Lojas Maçônicas, Núcleo Regional de Educação, OAB – Subseção de Guarapuava, Portal RSN, Rotary Club Lagoa, Shopping Cidade dos Lagos, Sindusmadeira (Sindicato das Indústrias de Madeira), Sindicato Rural, UniGuairacá, Unimed, Unicentro, Centro Universitário Campo Real e Faculdade Guarapuava.