Servidores participam de capacitação sobre fiscalização e contratos administrativos

Objetivo é garantir melhor desempenho das atividades na gestão atual, relacionado à fiscalização de contratos municipais

Entre os dias 04 a 14 de julho, os servidores públicos da prefeitura de Guarapuava participaram do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. Oferecido pela Escola de Gestão Pública e pelo Tribunal de Contas do Paraná, a capacitação tem como objetivo garantir melhor desempenho das atividades na gestão atual, relacionado à fiscalização de contratos municipais.

“O curso ofertado para os servidores do município, foi de iniciativa do Órgão de Controle Interno da prefeitura de Guarapuava, que ressalta a grande importância de capacitar todos os servidores, gestores e fiscais, com o objetivo principal de aprimorar e aperfeiçoar seus conhecimentos”, contou o Membro do Órgão de Controle Interno, Bryan Pablo.

Durante o evento, na manhã desta segunda-feira (04),  no auditório da Secretaria de Educação, o secretário de Educação, Pablo  Almeida, ressalta que a partir do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, foram definidos os fatores internos e externos relacionados aos atos de governança, gestão e fiscalização de contratos administrativos. Portanto, a capacitação oferece muitas oportunidades.

“O intuito do Curso é oferecer aos servidores a oportunidade de rever os pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionados às boas práticas de gestão e fiscalização, visando o desenvolvimento do ensino público, satisfação das unidades escolares, bem como sucesso desta secretaria e da administração pública”, enfatiza o secretário.

Por se tratar da maior secretaria do município, a pasta conta com mais de 300 contratos e atas de registro de preços, o que demanda o empenho de todos os servidores na gestão e fiscalização da execução desses serviços e compras. “A ideia de repassar para nós este conhecimento  jurídico técnicos dentro das nossas competências é essencial, pois muitas vezes não estamos aptos a desenvolver um gestor de fiscal, e essas informações nos auxiliam muito”, destacou a nutricionista da educação, Patricia Chiconato.

A capacitação também alcança as disposições do Termo de Ajustamento de Gestão 020/2021 (acórdão 1054/2021 celebrado entre o TCE/PR e o Município de Guarapuava).